Notícia publicada em 02/10/2025
por Marília Mesquita
O festival Latino Graff passou por Ouro Preto. Com o tema “A Selva Renasce”, o evento promoveu o intercâmbio de artistas da América Latina e da Europa para a produção de arte urbana em espaços públicos da cidade. A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Na terça-feira (23), os artistas estiveram na Escola Municipal Professor Raimundo Felicíssimo, em Amarantina, para uma oficina com os estudantes. Crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos, contribuíram com a pintura das paredes da instituição de ensino, que ganhou novas cores, formas e expressões.
O trabalho foi proposto pelos artistas franceses Takir e Licea e acompanhado pelo coordenador do festival, o colombiano Daniel Virgüez. “Em Amarantina foi uma experiência muito bonita, porque os alunos puderam criar o seu próprio mural na escola. Apesar de não falarmos a mesma língua, nos comunicamos através da arte. E esse processo nos permite entender que há outra forma de comunicar entre culturas que não necessita de palavras, apenas gestos”, explicou Virgüez.
Intervenções artísticas também foram promovidas no Centro de Vivência do Restaurante Universitário (RU) da Ufop, com a criação de dois painéis.
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Victor Stutz