prefeitura municipal de ouro preto


Prefeitura de Ouro Preto amplia campanha de castração em cães e gatos nos distritos; confira o cronograma

Notícia publicada em 18/09/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Divulgação/ PMOP

A Prefeitura de Ouro Preto ampliou a campanha de castração de cães e gatos nos distritos do município. Após a Secretaria de Saúde registrar mais de 3 mil procedimentos no primeiro semestre deste ano, novas datas foram disponibilizadas para atender Amarantina, Santo Antônio do Leite, Glaura, Rodrigo Silva, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Salto, Lavras Novas e Antônio Pereira. A ação começa na terça-feira (23).

O procedimento cirúrgico visa o controle populacional de animais de rua, prevenção de doenças zoonóticas e a redução de complicações reprodutivas. Além disso, conforme o Departamento de Vigilância em Zoonoses, contribui para a diminuição da transmissão de doenças infecciosas, como a esporotricose, micose que tem apresentado crescimento significativo em Ouro Preto.

Segundo a médica veterinária Beatriz Corradi, integrante da equipe de Zoonoses e do Centro de Acolhimento Transitório de Animais (CATA), a campanha é uma estratégia de saúde pública. “A castração auxilia na redução da circulação de animais em busca de parceiros, quebrando a cadeia de transmissão da doença”, reforçou.

Os tutores interessados em realizar o procedimento em seus animais devem fazer a inscrição presencialmente na Vigilância em Zoonoses, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Postos de Saúde da Família (PSFs) dos distritos, ou online, por meio de formulário disponível. A confirmação do agendamento será realizada pela equipe técnica do serviço, por meio do telefone (31) 99674-8937.

Instruções

Para garantir a segurança do animal durante o procedimento, é fundamental que o tutor siga orientações pré-cirúrgicas. É recomendado que cães fiquem oito horas de jejum de comida e de água e tomem banho no dia anterior à cirurgia. Após o procedimento, o animal deve utilizar roupa cirúrgica ou camisa de malha tamanho G.

Os gatos que serão submetidos à cirurgia devem ficar em jejum de comida por seis horas, e de água por duas horas. No pós-cirúrgico é recomendado roupa cirúrgica ou camisa de malha para as fêmeas e uso de colar elizabetano (cone), para os machos. Não é recomendado realizar o procedimento em fêmeas que estejam no cio.

Cronograma das ações

  • Amarantina: 23/09 e 24/09
  • Santo Antônio do Leite: 25/09 e 26/09
  • Glaura: 27/09 e 29/09
  • Rodrigo Silva: 30/09 e 01/10
  • Santa Rita: 02/10 e 03/10
  • Santo Antônio do Salto: 04/10 e 06/10
  • Lavras Novas: 07/10 e 08/10
  • Antônio Pereira: 09/10 e 10/10

Serviço

Castração de cães e gatos

Data: de 23 de setembro a 10 de outubro

Inscrição presencial: Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância em Zoonoses

(Rua Mecânico José Português, nº 240 – São Cristóvão | Telefone: (31) 3559 3250)

Inscrição online

 

Texto: Pedro Ludwig

Revisão: Greiza Tavares


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.