Notícia publicada em 28/08/2025
por Marília Mesquita
O Museu Boulieu será o centro da programação cultural de Ouro Preto neste final de semana. O espaço realiza a sua primeira exposição internacional e traz mais uma edição do festival “Os Sons do Brasil”, com a apresentação de artistas de renome nacional. A Prefeitura Municipal apoia a realização dos eventos.
A mostra inédita “Dans le dos du Bon Dieu” (Nas costas do Bom Deus), do cineasta, fotógrafo e artista francês Gilles Elie-Dit-Cosaque, já está aberta para visitação. Em diálogo com o acervo do Boulieu — uma das maiores coleções particulares de arte sacra da América Latina —, o artista traz à tona narrativas ligadas à colonização, à escravidão e à memória afrodescendente, ao combinar colagens, desenhos e costuras.
A exposição integra a Temporada França-Brasil 2025 e o projeto Photaumnales, reforçando o papel do museu como espaço de intercâmbio internacional.
De sexta-feira (29) a domingo (31), o destaque passa a ser a música. O festival “Os Sons do Brasil” ocupa o museu com uma programação que valoriza a diversidade de estilos e artistas.
Na sexta-feira (29), tem show com DJ Pátrida e a Big Band do Cefart, a partir das 19h30. Logo após, se apresenta a cantora Sandra de Sá. No sábado (30), o festival começa com um cortejo de grupos culturais, às 15h, e segue com apresentações de Jazz das Minas, Azymuth convida Sabrina Malheiros e Carlos Dafé, referência da soul music brasileira, a partir das 18h30.
O domingo (31) encerra a semana com o som de DigitalDubs, Russo Passapusso (BaianaSystem) e Ministereo Público SoundSystem, a partir das 15h, em uma fusão de ritmos que misturam tradição e inovação.
Texto: Jeane Polva
Revisão: Victor Stutz