Notícia publicada em 19/08/2025
por Marília Mesquita
A cidade de Ouro Preto irá sediar, no sábado (30), a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento, promovido pela Secretaria de Agropecuária, em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), será realizado no Paço da Misericórdia, das 8h às 17h.
A conferência tem como objetivo discutir os principais desafios enfrentados pela agricultura familiar e propor soluções práticas que possam orientar políticas públicas para o setor. O encontro faz parte de uma etapa preparatória para as conferências estadual e nacional, que devem consolidar propostas capazes de influenciar a legislação e as estratégias governamentais voltadas ao meio rural.
Os trabalhos, que devem reunir produtores rurais, pesquisadores e gestores públicos, são organizados em cinco eixos temáticos: “O papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas”, “Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e fortalecimento da agricultura familiar”, “Reforma agrária e promoção do direito à terra, à água e ao território”, “Cidadania e bem viver”, e “Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural”.
Ao final da conferência, as propostas elaboradas pelos participantes serão reunidas em um documento oficial e três delegados serão escolhidos para representar o município na conferência estadual, que acontecerá em Belo Horizonte.
Serviço
1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
Data: 30 de agosto
Local: Paço da Misericórdia, Centro
Horário: 8h às 17h
Texto: Arthur Xavier
Revisão: Greiza Tavares