Notícia publicada em 12/08/2025
por Patrick Silva
Na próxima terça-feira (19), Ouro Preto participa da 10ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), mobiliza municípios, entidades e agentes culturais para a promoção de atividades que sensibilizem a comunidade para a valorização e a preservação do patrimônio cultural. As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificados.
Este ano, a Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, por meio da Diretoria de Pesquisa e Difusão do Patrimônio Cultural (Propat), vai promover uma mesa redonda com a participação de pesquisadoras que analisam a toponímia de Ouro Preto, a partir de uma reflexão crítica e multidisciplinar, que explora a origem, a evolução e os significados dos nomes da cidade.
O trabalho, realizado em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, é nominado “A toponímia ouro-pretana e os potenciais de pesquisa em seus arquivos históricos”. Nele, serão destacados os potenciais de pesquisa existentes nos arquivos históricos ouro-pretanos, com ênfase em fontes primárias disponíveis em acervos públicos e privados, essenciais para estudos sobre a toponímia, a memória e a identidade local.
Jornada do Patrimônio Cultural
A Jornada do Patrimônio Cultural é realizada a cada dois anos e integra a programação do Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro, comemorado em 17 de agosto. A data também rememora o aniversário de Rodrigo Melo Franco de Andrade, responsável pela criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), em 1937, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Nas últimas edições, foram registradas a participação de mais de 2.500 proponentes, que promoveram cerca de 5.500 ações em todo o estado. O evento é consolidado como uma das ações mais importantes do IEPHA pela promoção do patrimônio cultural do estado. A edição de 2025 apresenta o tema “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”.
Serviço
10ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Data: 19/08
Horário: 14h
Local: Auditório do Anexo do Museu da Inconfidência (R. Antônio Pereira, nº 3)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe324RKbhc1Q6a-JKhJHr9u9VX3bUtJznE_fRqP6rOB7OOK3A/viewform
Texto: Patrick de Araújo / Revisão: Greiza Tavares