Notícia publicada em 30/07/2025
por Marília Mesquita
Com o objetivo de alinhar as técnicas de produção agrícola e a criação de animais com a conservação ambiental do município, a Prefeitura de Ouro Preto tem realizado ações para promover esse debate. Na quinta-feira (24), a Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
O encontro contou com a presença do professor Eder Marques, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pela condução do Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) e do Censo Rural, importantes instrumentos de diagnóstico territorial e produtivo. A reunião também reuniu representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia; da Secretaria de Cultura e Turismo; e da Secretaria de Meio Ambiente, além de membros da Fundação Gorceix e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
O encontro promoveu o alinhamento de ações para garantir que o documento seja respaldado com apoio técnico e participação popular, de modo que dialogue com os demais planos existentes na cidade, como o Plano Municipal da Mata Atlântica e o Plano Diretor, promovendo uma abordagem integrada para a gestão do território rural. A partir das discussões, o grupo de trabalho seguirá com reuniões periódicas, colaborando com informações técnicas e dados estratégicos para subsidiar a elaboração do novo plano.
A iniciativa garante que o uso da terra esteja alinhado com a conservação ambiental, a valorização da agricultura familiar e a geração de renda no campo. Além disso, a integração entre os diferentes planos permite uma visão mais ampla e estratégica para o desenvolvimento local, respeitando as características e potencialidades de cada região.
Texto: Arthur Xavier
Revisão: Victor Stutz