Notícia publicada em 11/07/2025
por Marília Mesquita
No próximo sábado (12), produtores rurais do distrito de Cachoeira do Campo e adjacências terão a oportunidade de participar do curso “Alporquia na Prática”. A capacitação é gratuita e voltada para a técnica de reprodução de jabuticaba. Será oferecido transporte aos interessados.
O objetivo é ensinar a técnica de propagação de plantas, visando o fortalecimento da cultura da jabuticaba, fruta representativa na região. Além de aprender uma técnica agrícola valiosa, os participantes contribuirão para o fortalecimento da agricultura familiar, da biodiversidade e da geração de renda local.
O curso possui vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (31) 9 8698-2387. O ponto de encontro em Cachoeira do Campo é na Casa de Cultura, localizada na Praça Felipe dos Santos, número 39. O transporte sai às 9h e também passa por Glaura e Acuruí.
Saiba mais
A alporquia é uma técnica que permite a formação de novas plantas a partir de ramos ainda conectados à planta-mãe, resultando em mudas que mantêm as características genéticas da planta original e que podem frutificar mais rapidamente.
Com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o curso é promovido pela Sumo da Terra e Lions Club Internacional. Essa é mais uma ação do projeto “Jabuticaba Ouro Preto – A Pérola Negra para o Desenvolvimento Produtivo e Econômico Local”, que tem o financiamento do Fundo de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (Fundes) e integra o Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE). A Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (ADOP) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Ouro Preto (CONDES) também são apoiadores.
Serviço
Curso de Alporquia na Prática
Data: Sábado (12)
Horário: 9h
Transporte: Casa de Cultura de Cachoeira do Campo (Praça Felipe dos Santos, nº 39), Glaura e Acuruí
Inscrição: (31) 9 8698-2387 (WhatsApp)