Notícia publicada em 11/07/2025
por Marília Mesquita
A Assessoria Jurídica Comunitária (AJC), projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o apoio e parceria da Prefeitura e da Procuradoria-Geral do Município, organizou o Seminário de Formação "Noções Gerais de Medicina Legal", realizado no último dia 4 de julho, no auditório da Escola de Farmácia da UFOP.
O evento contou com a presença da dra. Luíza Valéria de Abreu Maia, especialista e referência na área de Medicina Legal, que conduziu a formação. Durante o seminário, foram abordados conceitos fundamentais da disciplina, bem como experiências práticas da palestrante, proporcionando um espaço de diálogo e troca de saberes. O evento teve como objetivo promover a integração entre os campos do Direito, da Saúde e da sociedade, contribuindo para uma formação mais ampla e interdisciplinar dos participantes. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com o apoio a ações que promovam o conhecimento e o fortalecimento do vínculo entre universidade e comunidade.
Sobre a ocasião, a estudante Maria Clara de Abreu Maia Faria, bolsista do projeto, comentou ter sido uma formação de extrema importância, uma vez que se trata de um tema muito presente na área do Direito, porém pouco abordado no âmbito universitário. Antes do seminário, ela declarou: “As expectativas estão altíssimas, estão todos muito ansiosos pela chegada desse evento (...) vai trazer um conhecimento muito específico para a gente e muito enriquecedor para todos que vão participar”. Além disso, Maria Clara ainda reforçou o agradecimento à Prefeitura, ao projeto e à coordenadora Natália Lisbôa, pela realização do evento.
O coordenador da Assistência Judiciária, Gustavo Garcia, também estava presente e comentou: “O seminário uniu os conhecimentos de medicina com o Direito, focando os conhecimentos médicos em contexto judicial e investigativo. A Medicina Legal é indispensável para o sistema de justiça, auxiliando na elucidação de crimes e na tutela de direitos.”
A AJC, projeto em questão, conta com a parceria da Prefeitura e apoio da Procuradoria-Geral desde junho de 2023. Desde então, os integrantes vêm promovendo acesso à informação e à justiça em diversos pontos de atendimento à comunidade, como nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ouro Preto e dos distritos ao redor.
Texto: June Ruegger
Revisão: Victor Stutz