prefeitura municipal de ouro preto


Restauração do Complexo Ferroviário de Engenheiro Corrêa será entregue em 2025


Veja imagens em 360º do Complexo Ferroviário antes da reforma

Notícia publicada em 27/06/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Ane Souz

A paisagem do distrito de Engenheiro Corrêa já começa a mudar. Após mais de meio século sem manutenção, o Complexo Ferroviário passa por uma transformação histórica. Desde novembro de 2024, o espaço está sendo restaurado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal. A previsão de conclusão é para este ano.

Construída em 1896, a estação é um marco da memória ferroviária do Brasil e, agora, começa a revelar novos sinais de vida. A primeira grande conquista foi a reconstrução completa do telhado, incluindo a instalação de novas telhas sobre uma estrutura totalmente refeita. O telhado original havia desabado, colocando em risco o edifício. A nova cobertura devolve gradualmente a identidade arquitetônica do lugar e garante proteção à estrutura histórica.

Outro avanço significativo foi a reconstrução de todas as paredes e o reboco externo da edificação, que haviam sofrido severas rachaduras ao longo dos anos. Com o processo de restauração em andamento, as paredes e as fundações receberam novo reforço, etapa fundamental para garantir a segurança e a integridade do imóvel.

“O que vemos hoje é mais do que uma obra, é a retomada de um elo afetivo entre o povo de Engenheiro Corrêa e sua história. A estação está deixando de ser ruína para se tornar um polo de convivência, cultura e pertencimento”, afirmou Gilson Antunes, coordenador do projeto.

As próximas fases contemplam melhorias no entorno, com projeto paisagístico que inclui o plantio de grama, arbustos e sistema de irrigação automática, além da restauração da fonte e da caixa-d’água, elementos que integram o conjunto arquitetônico da estação. Também está prevista a iluminação cênica, segurança eletrônica com câmeras e alarmes, drenagem pluvial, cercamento com balizadores e sistema de prevenção e combate a incêndio.

A restauração do Terminal Ferroviário de Engenheiro Corrêa tem o patrocínio do Grupo Herculano e do Grupo J. Mendes, com gestão da Holofote Cultural e apoio da Prefeitura de Ouro Preto. Para ver as imagens antes das obras, acesse o tour virtual em 360º, criado por Luccas Reginaldo.

 

Texto: Salatiel Ponciano

Revisão: Victor Stutz

 


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.