prefeitura municipal de ouro preto


Ouro Preto recebe comitiva de Barão de Cocais para conhecer práticas de desenvolvimento econômico implantadas no município


Ouro Preto se consolida como referência em diversificação econômica com o PADE

Notícia publicada em 27/06/2025
por Marília Mesquita


O Hub de Inovação e Tecnologia “Francisca Mina”, sediado no IFMG – Campus Ouro Preto, foi palco de um encontro estratégico que reuniu representantes das administrações de Ouro Preto e Barão de Cocais, na terça-feira (17). O objetivo do evento foi apresentar os projetos, ações e resultados desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Condes) e pela Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (ADOP).

A visita técnica da comitiva de Barão de Cocais buscou conhecer de perto as práticas implantadas no município. “Momentos como este são fundamentais para a troca de experiências entre municípios, promovendo não apenas a integração, mas também o fortalecimento de práticas que podem gerar desenvolvimento econômico de forma sustentável e inovadora”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra.

O Plano de Apoio ao Desenvolvimento Econômico (PADE) foi um dos grandes destaques do encontro. Atualmente, ele é considerado um caso de sucesso em Minas Gerais, sendo referência para diversos municípios que buscam alternativas para fortalecer suas economias. Prefeituras e secretarias municipais têm procurado conhecê-lo e entender como funciona, com o objetivo de replicá-lo em seus territórios, em busca da diversificação econômica e de modelos sustentáveis de desenvolvimento.

“O PADE é uma estratégia que pensa o desenvolvimento de forma integrada e sustentável, e esses eixos podem ser adaptados à realidade de Barão de Cocais, fortalecendo a economia local, criando oportunidades e preparando o município para os desafios do futuro”, destacou o coordenador do PADE, Bruno Ulhôa. Também foram apresentados os programas de apoio aos micro e pequenos empreendedores, o fortalecimento de cadeias produtivas, as iniciativas de inovação tecnológica e a importância da articulação entre os setores público, privado e instituições acadêmicas.

 

Texto: Salatiel Ponciano

Revisão: Greiza Tavares

 

 

 

 


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.