prefeitura municipal de ouro preto


Prefeitura de Ouro Preto realiza testes para analisar composição do lixo gerado na cidade


Testes de gravimetria estão sendo realizados no espaço da antiga Fábrica de Tecidos, no bairro Caminho da Fábrica

Notícia publicada em 10/06/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Divulgação/ PMOP

A Prefeitura de Ouro Preto está realizando testes de gravimetria dos resíduos sólidos urbanos, como parte da revisão do Plano Municipal de Saneamento. A análise, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Departamento de Qualidade Ambiental e em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento, foi iniciada na segunda-feira (09) e segue até sexta-feira (13), no espaço da antiga Fábrica de Tecidos, no bairro Caminho da Fábrica.

Os testes de gravimetria de resíduos sólidos urbanos são estudos que analisam a composição do lixo gerado na cidade, determinando a porcentagem de cada tipo de material, como os orgânicos e recicláveis, por exemplo. Esses dados são essenciais para planejar a gestão de resíduos de forma eficiente, identificando oportunidades de reciclagem, compostagem e outras formas de tratamento. 

“Essa ação representa um marco importante no compromisso da cidade com o saneamento, porque teremos mais um instrumento de gestão ao avançarmos na consolidação da revisão do nosso Plano de Saneamento. Diversos municípios tiveram os seus planos financiados pelos comitês de bacia e não realizaram a revisão. Ouro Preto firmou esse compromisso e está promovendo mais uma ação em prol do meio ambiente”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Francisco de Assis.

Essa é uma etapa fundamental do processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento, que também já contou com outras ações, como o fechamento do lixão de Ouro Preto, ampliação da coleta seletiva e o fortalecimento dos Ecopontos para recolhimento de eletroeletrônicos, lâmpadas e pilhas. Todo o material que está sendo depositado no espaço da antiga Fábrica de Tecidos, é recolhido, após as análises, e descartado no aterro sanitário. 

 

Texto: Sarah Moreira

Revisão: Greiza Tavares

 


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.