prefeitura municipal de ouro preto


Laboratório de Robótica incentiva estudantes de Antônio Pereira a participarem de competição nacional

Notícia publicada em 06/06/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Divulgação

Em funcionamento há menos de um ano, o Laboratório de Programação e Robótica, instalado da Casa de Cultura de Antônio Pereira, já se estabelece como um centro de aprendizado tecnológico para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Pela primeira vez, estudantes do distrito vão participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).   

O espaço, equipado com notebooks de última geração, impressoras 3D, drones, ferramentas de realidade aumentada, softwares de programação e inteligência artificial, foi construído em uma iniciativa da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia. Foram as possibilidades oferecidas pelo lugar, que validaram a participação dos alunos da Escola Estadual de Antônio Pereira na competição, que é uma das maiores do segmento no país.

“É uma experiência incrível. Eles estão muito empolgados e se dedicaram bastante na preparação. Como morador da comunidade, fico muito feliz em ver nossos jovens com acesso a esse tipo de tecnologia, e representando Antônio Pereira em um evento nacional”, exaltou o instrutor de tecnologia e professor orientador dos adolescentes, Samuel Borges.

Na atual fase, os estudantes estão realizando as provas teóricas para vencer a etapa regional. Avançando, eles desenvolvem um robô na etapa estadual. Na última fase, que acontece em outubro, os estudantes podem sair premiados a nível nacional. Os participantes concorrem a medalhas, certificados, bolsas de estudo e classificações para o maior evento de robótica do mundo.

Laboratório de Robótica

Inaugurado em 4 de novembro de 2024, o Laboratório de Programação e Robótica de Antônio Pereira é um espaço dedicado ao ensino de tecnologias avançadas, oferecendo gratuitamente cursos para estudantes das escolas públicas. Ele funciona como uma verdadeira porta de entrada para o futuro da educação.

 

Texto: Izabella Almeida

Revisão: Greiza Tavares

 


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.