prefeitura municipal de ouro preto


Prefeitura de Ouro Preto inicia processo para criar nova Unidade de Conservação Ambiental


O Vale das Cavernas do Ojô possui 25 hectares e fica no bairro Padre Faria

Notícia publicada em 26/05/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Divulgação/ PMOP

A Prefeitura Municipal irá realizar uma audiência pública para a criação de uma nova Unidade de Conservação Ambiental em Ouro Preto: o Monumento Natural Municipal Vale das Cavernas do Ojô, localizado no bairro Padre Faria. O evento acontece na próxima terça-feira (27), na Escola Municipal Professor Hélio Homem Faria, instalada no mesmo bairro. A cidade Patrimônio da Humanidade já possui cinco áreas de preservação.

O Vale do Ojô é uma importante área formada por cavernas naturais, córregos, ribeirões e matas ciliares, que contribuem para a regulação do fluxo hídrico e da temperatura da região. A área possui uma extensão de 25 hectares e a sua conservação é uma medida estratégica para a preservação ambiental, cultural e social do espaço.

A audiência pública é uma etapa essencial para a viabilizar o projeto. Durante a reunião, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Ouro Preto irá apresentar o plano de criação da unidade de conservação, assim como debater os principais objetivos da criação, os limites territoriais e os impactos positivos do vale no dia a dia dos moradores do bairro e mediações.

Serviço

Data: Terça-feira (27)

Local: Escola Municipal Professor Hélio Homem Faria  (Rua Desidério de Matos, nº 1030 - Padre Faria)

Horário: 18h30

Contato: meioambiente@ouropreto.mg.gov.br

 

Texto: Sarah Moreira

Revisão: Greiza Tavares


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.