Notícia publicada em 23/05/2025
por Marília Mesquita
A Prefeitura de Ouro Preto adquiriu novos equipamentos agrícolas para ampliar o apoio aos produtores rurais da cidade. Com o investimento de R$ 108 mil, os inscritos no programa de Serviço de Máquinas Agrícolas, da Secretaria de Agropecuária, poderão solicitar a colheitadeira de milho e da ensiladeira: essenciais na produção da silagem animal.
“Esses equipamentos são fundamentais para modernizar as práticas agrícolas no município, especialmente entre os pequenos produtores e agricultores familiares que, muitas vezes, não dispõem de recursos para adquirir maquinário próprio”, explica o secretário de Agropecuária, Sebastião Bonifácio.
Popularmente conhecida como “foguetinho”, a colheitadeira de milho facilita o processo de colheita de culturas, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade dos grãos. Já a ensiladeira é essencial para a produção e conservação de forragens, garantindo alimentação adequada para o gado durante períodos de escassez, como o inverno.
Serviço de Máquinas Agrícolas
Cerca de 200 produtores rurais já se inscreveram para participar do programa, este ano. O produtor rural do subdistrito de Piedade, Pedro Félix, disse que o impacto do programa é positivo na rotina do campo. “Com a chegada dessas máquinas conseguimos plantar mais porque a máquina ajuda na mão de obra da pessoa. Vai facilitar não somente a minha vida, mas também de outros agricultores”, afirmou.
Em 2024, mais de 300 propriedades rurais foram beneficiadas com o auxílio no preparo do solo, plantio e colheita de culturas. “O nosso problema, hoje, não é plantar, é colher. As máquinas ajudam para que possamos colher com dignidade”, reforçou Dirceu Batista, também produtor rural de Piedade. Os distritos de Santa Rita de Ouro Preto e Cachoeira do Campo estão entre os mais atendidos pelo programa.
Texto: Arthur Xavier
Revisão: Greiza Tavares