prefeitura municipal de ouro preto


Jovens ouro-pretanos iniciam curso gratuito do Pré-ENEM


Professores preparam 60 estudantes que tentam ingresso para o ensino superior

Notícia publicada em 13/05/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Arquivo/ PMOP

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Casa da Juventude, e em parceria com o Projeto de Extensão Educa PET, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), iniciou as aulas do Pré-ENEM, na segunda-feira (12). O objetivo é preparar os jovens para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), oferecendo-lhes a oportunidade de ingressar nas instituições de ensino superior. As diciplinas são ministradas no Departamento de Geologia (Degeo) da UFOP, na Bauxita.

Lívia Oliveira, diretora de Cidadania e Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, fez um pedido aos alunos presentes. “Aproveitem essa oportunidade e as possibilidades que são oferecidas neste momento, para que possam construir a história de vocês, fazendo valer esse espaço que é de vocês”, disse.

O curso é gratuito e recebeu 101 inscrições, das quais 60 jovens foram selecionados para se preparar com qualidade para a disputa do vestibular. "A intenção do projeto Educa PET é oferecer aos alunos a oportunidade de acessar o ambiente universitário, além de possibilitar o convívio com alunos e professores da instituição, para que possam se sentir pertencentes a um espaço público e aberto a todos", afirmou o coordenador e professor de Física, Edson Carvalho.

A professora de matemática, Gabriela Gomes, foi aluna do Educa PET, no ano de 2019. Ela relatou a importância do cursinho em sua trajetória estudantil, que  lhe proporcionou a entrada na UFOP. “Foi uma experiência muito boa, pois conheci algumas pessoas do meu curso, que é Engenharia Ambiental. Além de ser um espaço de aprendizagem, é uma oportunidade única, pois sabemos que um cursinho pré-vestibular é muito caro, e essa oportunidade que a universidade nos oferece é excelente”, ressaltou.

Também estiveram presentes na aula inaugural, os servidores da Casa da Juventude, o educador social César Leôncio, e a pedagoga Nataniele Paiva, bem como os professores do cursinho da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

Texto: Cremilda Moutinho

Revisão: Greiza Tavares


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.