Notícia publicada em 08/05/2025
por Marília Mesquita
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) está prestes a concluir sua reforma, iniciada em junho de 2024. Localizada no bairro Água Limpa, a unidade passa por melhorias que visam qualificar ainda mais os atendimentos oferecidos aos pacientes. Na segunda-feira (05), o prefeito Angelo Oswaldo visitou a obra, acompanhado pelo secretário de Saúde, Leandro Moreira, pela secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, e pelo secretário de Obras, Franklin Evangelista.
Instalada em um prédio tombado, a antiga Casa dos Artistas, o local necessitava de reformas estruturais. As intervenções incluem melhorias na acessibilidade, pintura, substituição de janelas e portas, além da ampliação e adequação de ambientes já existentes, como salas para atendimentos individuais e em grupo, farmácia, sala de observação, recepção, cozinha, refeitório e almoxarifado.
“Este centro está passando por uma grande transformação, com atenção a cada detalhe, o que aprimora ainda mais sua estrutura para acolher os ouro-pretanos, que aqui encontram o tratamento que merecem. Estamos oferecendo serviços de qualidade à população, tanto do ponto de vista psicológico quanto psiquiátrico, com resultados impressionantes", declarou o prefeito Angelo Oswaldo.
Suzana Gontijo, terapeuta ocupacional da unidade, compartilhou suas expectativas em relação às mudanças. "A expectativa é oferecer um atendimento mais digno, com um ambiente mais condizente com a qualidade dos serviços que prestamos. Esperamos ter maior acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, espaços mais amplos e salas que possibilitem maior sigilo nos atendimentos”, disse.
O investimento é fruto de parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e o governo estadual, por meio de verbas destinadas ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. Durante o período de reforma, os atendimentos no CAPS não foram suspensos, mas transferidos para a antiga unidade do CAPS IJ, localizado no bairro Cabeças. A Secretaria Municipal de Saúde prevê que as obras no CAPS II sejam finalizadas dentro de 60 dias.
Ouro Preto conta com três unidades voltadas para atenção psicossocial:
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II
Endereço (provisório): Rua Dom Helvécio, 423, no bairro Cabeças
Telefone: (31) 99231-1559
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPS IJ
Endereço: Travessa Sargento Francisco Lopes, 74, no bairro Água Limpa
Telefone: (31) 99231-0711
Centro de Atenção Psicossocial (Álcool e drogas) - CAPS AD
Endereço: Rua Nossa Senhora do Parto, N°50, no bairro Padre Faria
Telefone: (31) 3552-6198.
Texto: Camila Nakashima
Revisão: Greiza Tavares