Notícia publicada em 28/04/2025
por Marília Mesquita
No último sábado (26), Ouro Preto recebeu a 8ª Conferência da Cidade, um evento que destacou o poder do diálogo e da participação popular na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento urbano. O encontro reuniu autoridades, profissionais, cidadãos e representantes de movimentos populares.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo e da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, que ressaltaram a relevância do momento para a cidade e o país, especialmente no que diz respeito ao planejamento urbano. Também participaram o secretário de Governo, Yuri Assunção, e o vereador Kuruzu (PT).
O evento teve como um dos principais objetivos discutir as diretrizes para o futuro urbano de Ouro Preto, abordando temas como a articulação entre os setores urbanos e o planejamento das políticas públicas, gestão estratégica e financiamento, além de acessibilidade, mobilidade, habitação e a promoção de um crescimento ordenado, sustentável e justo para a cidade.
A secretária Camila Sardinha enfatizou que estamos vivendo um período crucial para o planejamento urbano local e para a política urbana nacional, visto que a cidade atravessa a fase mais sensível e estratégica do Plano Diretor. “É nesse momento que convergem os sonhos coletivos e a escuta atenta realizada pelo próprio município, em cada oficina comunitária, em cada fórum participativo”, afirmou.
O prefeito Angelo Oswaldo reafirmou o compromisso da gestão com o avanço do desenvolvimento urbano de Ouro Preto, destacando a importância de estabelecer metas concretas para o progresso da cidade. “Vamos verificar toda a situação do município, tem o problema da mobilidade urbana, acesso, circulação, pedestre, são muitas questões que vão ser analisadas, ponderadas e integradas na habitação”, disse.
O gerente de Habitação, Pedro Moreira, também destacou a importância da política habitacional. “A política habitacional, nesse contexto, é a vacina da cidade. Porque a vacina também serve para não ter um surto epidêmico coletivo. É mais ou menos essa lógica da política habitacional. Ela tem que entrar na cabeça da gente, não só resolver o problema central”, declarou.
Ao longo da Conferência, os temas foram discutidos em grupos. Após o debate, ocorreu uma sessão plenária onde os resultados dos trabalhos foram apresentados e debatidos com todos os presentes. Como resultado, foram votadas as propostas para o Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e eleitos quatro delegados para participar da Conferência Estadual, que acontece em Belo Horizonte.
Delegados eleitos
Sandra Fosque - Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (Famop)
Danilo Antônio Campos - Povo Borum Kren
Raphaella Karla Pontes - Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (Famop)
Anderson José de Castro - Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Marina Lima (suplente) - Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Aline Campos (suplente) - Ocupação Chico Rei
Rogéria Barbosa (suplente) - Movimentos Sociais e Populares
Vinícius Silva (suplente) - Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE)
Texto: Larissa Rimulo
Revisão: Victor Stutz