A entrega da honraria com mais prestígio em Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência, aconteceu nesta segunda-feira (21), no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Este ano, 171 personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do estado e do país foram agraciadas. Três ouro-pretanos receberam a honraria.
O evento, promovido pelo Governo de Minas, teve um primeiro momento cívico-militar, com salva de tiros em homenagem ao mártir Joaquim José da Silva Xavier, na Praça Tiradentes. Estiveram presentes o governador Romeu Zema, o prefeito Angelo Oswaldo e o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, agraciado com a máxima medalha, o Grande Colar.
Repactuação e CFEM
Em seu discurso, o prefeito Angelo Oswaldo ponderou sobre o acordo de repactuação do rompimento da barragem de Mariana e cobrou a reparação aos municípios. "O chão afetado, o território atingido e as comunidades vitimadas não foram levados na devida consideração, o que lesou, em primeiro lugar, o propalado municipalismo que caracteriza a gente mineira. Os municípios ficaram à margem do acordo", ressaltou.
Ouro Preto não foi reconhecida como cidade atingida pela tragédia e, caso aderisse ao acordo, receberia R$ 125 milhões, em 20 anos, como indenização. O chefe do Executivo municipal ainda pediu empenho do Governo de Minas para o pagamento da CFEM, sonegada pelas mineradoras há pelo menos 8 anos. O valor ultrapassa R$ 20 bilhões.
Angelo Oswaldo também prestou suas homenagens ao mártir Tiradentes. “Tiradentes permanece como o guia a nos indicar o caminho certo. A liberdade, a república, a democracia, a justiça e a paz alimentam o nosso sonho nesta Páscoa cívica”, afirmou.
Ainda lembrou outros grandes nomes da história de Minas Gerais: Juscelino Kubitschek, Afonso Arinos e Tancredo Neves, que completa 40 anos de morte. “O Brasil reconheceu, no sacrifício de Tancredo, o rito de passagem para a democracia, a conquista da Constituição, a retomada do desenvolvimento, os avanços sociais e as eleições democráticas. E assim o consagrou na história”, disse.
Agraciados
A condecoração é composta pelo Grande Colar, concedido para chefes de Estado, de Governo e dos demais poderes da União, e outras três categorias: Grande Medalha, Medalha da Inconfidência e Medalha de Honra.
Atuante na luta por garantia de direitos para a pessoa com deficiência, a secretária escolar Zélia dos Santos foi agraciada com a Medalha da Inconfidência. Assim como o empresário José Augusto da Silva, que é um grande parceiro da APAE e tem proporcionado melhorias significativas na instituição.
O presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva, foi agraciado com a Medalha de Honra. Os homenageados são escolhidos por um Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, formado por dirigentes de órgãos dos três poderes estaduais, de universidades e de outras instituições.
Confira os agraciados
Grande Colar
- Hugo Motta Wanderley da Nóbrega, deputado Federal e presidente da Câmara dos Deputados
Grande Medalha
- Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, desembargador - presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
- José Vitor de Resende Aguiar, deputado Federal
- Newton Cardoso Junior, deputado Federal
- Marcos Sampaio Olsen, Almirante de Esquadra - comandante da Marinha
- Claudio Henrique Mello de Almeida, almirante de Esquadra - comandante de Operações Navais
- Maurício Augusto Silveira de Medeiros, tenente brigadeiro - diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
- Álvaro Damião Vieira da Paz, prefeito de Belo Horizonte
- Adriano Fructuoso da Costa, General de Divisão, comandante da 4ª Região Militar
- Sérgio Alexandre de Oliveira, general de Brigada - 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha
- Vallisney de Souza Oliveira, desembargador Federal - Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região
- Durval Ângelo Andrade, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
- Alessandro de Paula Lima, capitão de Mar e Guerra - capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Minas Gerais
- Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
- Maurício José de Oliveira, coronel - chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais
- Moisés Magalhães de Sousa, coronel - sub-comandante e chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
- Júlio Wilke, delegado-Geral da Polícia Civil
- Vicente de Oliveira Silva, desembargador Superintendente Administrativo Adjunto do TJMG
- Marcos Henrique Caldeira Brant, desembargador do TJMG
- Miguel Angelo de Alvarenga Lopes, desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região
- Plauto Afonso da Silva Ribeiro, desembargador Federal aposentado
- José Ronald Vasconcelos de Albergaria, procurador de Justiça do MPMG
- Gustavo Vidigal Costa, diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
- Gustavo Oliveira Chalfun, presidente da OAB-MG
- Juliano Lopes Lobato, presidente de Câmara Municipal de Belo Horizonte
- Moacyr Laterza Filho, pró-reitor da UEMG
- Euler Fuad Nejm, presidente do Grupo Supernosso
- Ivan Muller Botelho, presidente do Conselho da Energisa
- Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé
- Pedro Lourenço de Oliveira, presidente dos Supermercados BH
- Sergio Leite de Andrade, conselheiro de Administração e Vice-Presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas
- Rubens Menin Teixeira de Souza, empresário
- Jaime Prado Gouvêa, escritor
- Manoel Vitor de Mendonça Filho, engenheiro
- Marcelo Landi Matte, jornalista
- Nilma Lino Gomes, professora do Ensino Superior da UFMG
- Conselho Nacional de Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares - LIGABOM
- Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados - FBAC
- Gazeta do Povo
- Cássio Rocha de Azevedo - in memoriam
- Francisco José Turchetto Santos - in memoriam
Medalha de Honra
- Marcelo Eduardo Freitas - delegado
- Marcelo Freitas, deputado Federal
- Neli Pereira de Aquino - Nely Aquino, deputada Federal
- Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes, secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais
- Fábio Baccheretti Vitor, secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais
- Rogério Greco, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais
- Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais
- Pedro Bruno Barros de Souza, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais
- Thales Almeida Pereira Fernandes, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
- Marília Carvalho de Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais
- Leônidas José de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais
- Bernardo Assis Fonseca Santos, secretário de Estado de Comunicação Social de Minas Gerais
- Rodrigo Fontenelle de Araujo Miranda, controlador-geral do Estado de Minas Gerais
- Amanda Caroline Teixeira Dias - Amanda Teixeira Dias, deputada Estadual
- Ana Carolina Pinto Caram Guimarães - Carol Caram, deputada Estadual
- Lincoln Drumond Soares Neto - Lincoln Drumond, deputado Estadual
- Leonardo Werdan Torres, coronel EB - comandante do Colégio Militar de Belo Horizonte
- Ailton David Cabral Júnior - coronel aviador - comandante do Corpo de Alunos do CIAAR
- Diogo Piassi Dalvi - coronel aviador - chefe da Divisão de Admissão e Seleção do CIAAR
- Claudomiro Feltran Junior - Coronel Aviador - diretor do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa
- Sandro Vieira Corrêa - Coronel PM - diretor de Educação Escolar da Polícia Militar de Minas Gerais
- Cássio de Souza Salomé, desembargador do TJMG
- Luiz Carlos Gomes da Mata, desembargador do TJMG
- Karina Brandão Rezende Oliveira, procuradora Regional Federal da 6ª Região
- Octavio Augusto Martins Lopes, procurador de Justiça do MPMG
- Diana de Lima Prata Camargos, defensora pública
- Neider Chaves Ribeiro, Defensor Público
- Cláudio Fabiano Pimenta, defensor público
- Claudijane dos Santos Gomes, defensora pública
- Nadia de Souza Campos, defensora pública
- Fernando Passalio Avelar, diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa
- Luísa Cardoso Barreto, diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - Codemge
- Welter Alves das Chagas, tenente-coronel BM - Coordenador de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
- Robson Romie Lopes Pereira, tenente-coronel PM
- Nadim Elias Donato Filho, presidente da Fecomércio MG/ SESC-SENAC
- Antônio Claret de Oliveira Júnior, diretor vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG
- Igor Mascarenhas Eto, vice-presidente de Relações Institucionais do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG
- Simone Deoud Siqueira, diretora de Compliance da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig
- Vantuir Antônio da Silva, presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto
- Otto Alexandre Levy Reis, diretor-executivo da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN
- Danubia Helena Soares Quadros, delegada especial da Polícia Civil
- Alexsander Soares Diniz - delegado-geral de Polícia - Chefe do 13° Departamento de Polícia Civil de Barbacena
- Jurandir Rodrigues César Filho - delegado-geral de Polícia - chefe do 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros
- Jaqueline Lara Somavilla, superintendente de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
- Milena de Brito Alves, superintendente de Gestão e Finanças do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
- Castellar Modesto Guimarães Neto, ex-senador e consultor de Articulação Política do Estado de Minas Gerais
- José Antônio Machado Reguffe, ex-senador
- Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube
- Gustavo de Oliveira Barbosa, assessor estratégico da Vice-Governadoria
- Patrícia Maria Caetano de Araújo, pró-reitora de Graduação da UEMG
- Liza Fensterseifer, pró-reitora de Recursos Humanos da PUC Minas
- Lúcio Mauro Pereira, pró-reitor adjunto da PUC Minas
- Aziz Tuffi Saliba, professor do Ensino Superior da UFMG
- Fernando Scharlack Marcato, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas
- Júlia Figueiredo Goytacaz Santanna, diretora executiva do Centro de Inovação para a Educação Brasileira
- Marcelo Miranda Guimarães, presidente do Museu da História da Inquisição
- Marco Aurélio de Barcelos Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias - ABCR
- Ana Maria Soares Valentini, engenheira Florestal
- Luís Ângelo da Silva Giffoni, escritor
Medalha da Inconfidência
- Antônio Francisco do Nascimento, juiz Federal do Tribunal Regional da 6ª Região
- Grigório Carlos dos Santos, juiz Federal do Tribunal Regional da 6ª Região
- Marcelo Rodrigues Fioravante, juiz auxiliar da Presidência do TJMG
- Thiago Fernandes Morais, procurador-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
- Cristiano Cassiolato, promotor de Justiça do MPMG
- Cristina Fagundes Siqueira, promotora de Justiça do MPMG
- Ludmila Costa Reis, promotora de Justiça do MPMG
- Rodrigo Bragança de Queiroz, promotor de Justiça do MPMG
- Ricardo Rodrigues, capitão de Corveta MB
- Rubens Ikeuti, capitão de Corveta MB
- Eduardo Alves Lima, major PM
- Ronivaldo Rocha de Negreiros, major capelão da Reserva e Pastor da Igreja Universal
- Leonardo de Medeiros Oliveira, 2º tenente PM
- Luciano Mendes Araújo, subtenente EB
- Reinaldo Cordeiro de Moura, suboficial especialista da Aeronáutica
- Robson Tadeu de Paula, subtenente BM
- Edson Cardoso Junior, 1º sargento MB
- Elber Rodrigues de Assis, 1º sargento EB
- Rodrigo Guilherme Pereira de Aquino, 1º sargento EB
- Erástones Gonzaga, 1º sargento PM
- Rafaelly Francine Ferreira da Silva, 2º sargento PM
- Renato Lúcio de Oliveira, 2º sargento PM
- Vitor Hugo dos Reis Sena, cabo BM
- Antônio Otávio Rocha, investigador de Polícia Civil
- Frederico Guilherme Barcellos Júnior, gerente de Campus da Unimontes
- João Paulo Chaves Moscardini, controlador Seccional da UEMG
- Mirelle França Michalick Triginelli, diretora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas
- Patrícia Lage Becker, diretora de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral
- Rodrigo Marzano Antunes Miranda, diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
- Ana Cecília Carvalho, professora do Ensino Superior da UFMG
- Licinia Maria Correa, professora do Ensino Superior da UFMG
- Rodrigo Ednilson de Jesus, professor do Ensino Superior da UFMG
- Shirley Aparecida de Miranda, professora do Ensino Superior da UFMG
- Neiva Ferreira Pinto, professora do Ensino Superior da UFJF
- Andra Aparecida da Silva Dionízio, professora do Ensino Superior da Unimontes
- Geraldo Eustáquio Evangelista, professor do Ensino Superior da Unimontes
- Victor Martins Maia, professor do Ensino Superior da Unimontes
- Miriam Bastos Rocha, professora de Ensino Superior da UEMG
- Marcelo Augusto Santos da Costa, CEO da SMT
- Alexandre Ramos Peixoto, presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE
- Raimundo Godoy Castro Filho, presidente executivo do Instituto Aquila de Gestão
- Rejane Dias dos Santos, presidente do Grupo Editorial Autêntica
- Winder Almeida Souza, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Minas Gerais - Sinepe
- Luís Fernando Memória Porto, vice-presidente da Localiza
- Eduardo Rodrigues Chaves, diretor de Finanças do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
- Flávia Avila Teixeira, diretora da Secretaria do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
- André Ricardo de Moura Lima Jeha, sócio-diretor da Parque Brasil
- José Augusto da Silva, diretor da Hexágono Engenharia
- Michael Vieira Rosa, diretor de Segurança Institucional e Transporte do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
- Wendel Gomes da Silva, diretor de Mineração e Matérias Primas da Gerdau
- Bernardo Silviano Brandão Vianna, gestor de Relações Institucionais da Copasa
- Itamaury Teles de Oliveira, associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
- Silvania Maria Capanema Álvares, associada efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
- Sílvio Cássio de Souza, gerente de magistratura do TJMG
- Alexandre Fernandes de Oliveira, padre
- Geovane Marques dos Santos, padre
- Lilian Cristina Zazá Santos Barrera, médica legista da Polícia Civil
- Eduardo Ferreira Biondi Pinheiro, médico
- Marcos José Garcia de Lima, médico
- Arthur Magalhães Bambirra, assessor Judiciário do TJMG
- Lucas Pitta Maciel, assessor da Presidência da Codemge
- Paulo Antônio Morganti Leite, jornalista e editor da Rede 98
- Renato Rodrigues Rios Neto, repórter
- Ramiro Soares de Oliveira, empresário
- Sérgio Santos Rodrigues, advogado
- Eduardo Calais Pereira, tabelião de notas em Belo Horizonte
- Tessa Pires da Mota Belo, engenheira de Projetos e Obras da Copasa
- Thales Augusto Costa, articulador Político
- Thiago Martins Milhim, secretário-geral do Podemos
- Róger Alves Vieira, historiador
- Zélia Correia da Mata dos Santos, secretária Escolar da Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Victor Stutz