Notícia publicada em 22/04/2025
por Marília Mesquita
Heranças dos séculos XVIII e XIX, quando o barroco norteava a arte e a fé em Ouro Preto, os Passos da Paixão de Cristo foram abertos na última semana. Instalados de forma estratégica no trajeto entre o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Antônio Dias, e a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, no bairro Pilar, as estruturas remontam às cenas que remetem à Via Sacra.
Cada capela possui um zelador, que é responsável por limpar o espaço, preservar a imagem e fazer a ornamentação necessária. “O passo é uma pequena capela. Temos cinco em Ouro Preto, como era a tradição portuguesa da época”, explica Mateus França, zelador do Passo do Bom Jesus da Cana Verde, localizado no bairro Antônio Dias.
Fechados durante todo o ano, os passos são abertos para visitas, orações e manifestações de fé em dois momentos: no Domingo de Ramos, durante a Procissão do Encontro, e na Terça-feira Santa, na Procissão da Soledade. Ocasionalmente, os passos são abertos para celebrações das paróquias no período da Semana Santa.
Conheça os passos
1º - Passo do Bom Jesus da Cana Verde
Localizado entre as ruas Bernardo de Vasconcelos e Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), no bairro Antônio Dias
2º - Passo do Nosso Senhor dos Passos
Localizado na Praça Tiradentes, no Centro
3º - Passo do Coração de Espinhos
Localizado na Rua São José, no Centro
4º - Passo do Cristo Atado à Coluna
Localizado na Rua Getúlio Vargas, no bairro Rosário
5º - Passo da Verônica
Localizado na Rua Cônego Simões (Ponte Seca), no bairro Rosário
Texto: Lívia Franco e Marília Mesquita
Revisão: Victor Stutz