prefeitura municipal de ouro preto


Ouro Preto avança na elaboração do Plano de Ação Climática

Notícia publicada em 28/03/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Arquivo/ PMOP

Na segunda-feira (17), a Prefeitura de Ouro Preto realizou a primeira reunião do grupo executivo do Plano Municipal Climático, oficializando o início da Governança Climática Municipal. O encontro ocorreu no Anexo do Museu da Inconfidência e marcou o começo dos trabalhos para a elaboração do Plano de Ação Climática (PLAC), que será desenvolvido em conjunto com as secretarias municipais e em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Nos próximos meses, as secretarias atuarão na elaboração do inventário de emissões de gases de efeito estufa, na Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas (ARVC) e na definição das ações prioritárias de adaptação e mitigação para o município.

O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou a relevância da parceria com o ICLEI. "Ouro Preto integra o ICLEI ao lado de Itabirito e Belo Horizonte, participando de uma organização internacional que fortalece políticas públicas ambientais. Estamos engajados com o ICLEI há dois anos e, agora, avançamos para a implementação de programas concretos. Contaremos, inclusive, com apoio de recursos internacionais para as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente", explicou o prefeito.

Maria Caldas, Senior Fellow de Desenvolvimento Urbano Sustentável do ICLEI, destacou a importância do compromisso de Ouro Preto com a sustentabilidade:"Realizar um plano de ação climática em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto é um privilégio e uma grande responsabilidade. Ouro Preto é um patrimônio da humanidade, e esse passo demonstra uma gestão de vanguarda, comprometida com a resiliência urbana e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa", ressaltou.

O PLAC será um instrumento essencial para minimizar a ocorrência de desastres climáticos e embasar ações voltadas à preservação do patrimônio de Ouro Preto. O plano também está alinhado a outras iniciativas estratégicas, como a revisão do Plano Diretor, o Plano Municipal da Mata Atlântica (em fase de aprovação no Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – Codema) e o Plano de Zoneamento Ambiental e Produtivo. 

O secretário de Meio Ambiente, Francisco de Assis, destacou o caráter multidisciplinar do plano. "Reunimos servidores de diversas pastas municipais para compor o grupo de governança, que terá um papel fundamental nessa ação transversal e multidisciplinar. Envolveremos diferentes áreas do conhecimento para construir um plano de ação climática efetivo, desenvolvido a várias mãos", afirmou.

A elaboração do PLAC segue agora para as próximas etapas, que incluem um diálogo contínuo com diversos setores da sociedade, a realização do inventário das emissões do município, a análise de riscos e necessidades e, por fim, a finalização do Plano de Mudanças Climáticas. A parceria entre Ouro Preto e o ICLEI foi firmada em novembro de 2024.

 

Texto: Sarah Moreira

Revisão:Jeane Silva

 

 

 

 


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.