Notícia publicada em 11/06/2024
por Vanência Magela
Avanço tecnológico, precisão e imersão no mundo digital, é assim que a Prefeitura de Ouro Preto constrói um futuro mais sólido! Com o lançamento da Plataforma da Cartografia Digital oficial do município, agora é possível acessar mapas atualizados e detalhados que facilitam a gestão urbana, o planejamento territorial e a preservação do patrimônio histórico.
Nesta sexta-feira (07), ocorreu a cerimônia de lançamento do WEBGIS da Prefeitura de Ouro Preto, um passo importante para a modernização da gestão municipal, que promove fácil acesso, precisão e qualidade de resolução de mapas cartográficos. Essa plataforma, promete encurtar distâncias e promover integração entre os cidadãos e a administração pública.
A plataforma de cartografia digital é a ferramenta online de disponibilização dos mapas digitais do município que estão sendo construídos no processo de revisão do Plano Diretor e legislação complementar. Essa cartografia passa a ser oficial do município e será gerida pelo Grupo de Trabalho da IDE-OP (Infraestrutura de Dados Espaciais de Ouro Preto). A Infraestrutura de Dados Espaciais foi criada pelo Decreto nº. 8279/2024 e seus membros nomeados pelo Decreto nº. 8338/2024; tem como base normativa a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).
A plataforma pode ser acessada pela internet, no computador ou celular, no endereço webgis.ouropreto.mg.gov.br. Possui ferramentas simples de edição, como dimensionamento de distâncias e áreas, desenho de pontos, linhas, polígonos e círculos, além das informações já previstas no mapa.
Durante o evento de lançamento, autoridades locais destacaram como o WEBGIS permitirá uma melhor visualização e análise de informações territoriais, beneficiando não apenas os gestores públicos, mas também cidadãos, pesquisadores e profissionais das áreas de engenharia e arquitetura. Essa plataforma também representa um recurso valioso para a defesa civil em situações de risco, pois possibilita uma análise mais precisa das áreas vulneráveis.
“O acesso ao WEBGIS (ou SIGWEB – Sistema Informações Geográficas virtual) significa a população acessando remotamente, em tempo real, as informações territoriais do município, como o zoneamento de um terreno, a localização no mapa de equipamentos comunitários como postos de saúde e escolas, os polígonos das Unidades de Conservação de Ouro Preto, as principais vias e hidrografia, as áreas de risco do município, entre tantas outras informações possíveis de serem acessadas e ainda inseridas na plataforma” destacou Camila Sardinha Cecconello, secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
A nova plataforma digital proporciona acesso facilitado a mapas interativos e dados geoespaciais atualizados, essenciais para o planejamento urbano, a gestão ambiental e a manutenção da antiga Vila Rica. Alinhando um passado histórico de riqueza cultural e arquitetônica com as tecnologias inovadoras do presente, Ouro Preto fortalece sua posição como um exemplo de harmonia entre tradição e modernidade. Com esta inovação, Ouro Preto dá um passo significativo rumo a um futuro mais inteligente, sustentável, participativo e seguro !
Texto: Lara Eliza / Revisão: Victor Stutz