prefeitura municipal de ouro preto


Os mapas do município de Ouro Preto agora cabem na palma da sua mão por meio da Plataforma da Cartografia digital WEBGIS!

Notícia publicada em 11/06/2024
por Vanência Magela


Imagem: Peterson Bruschi

Avanço tecnológico, precisão e imersão no mundo digital, é assim que a Prefeitura de Ouro Preto constrói um futuro mais sólido! Com o lançamento da Plataforma da Cartografia Digital oficial do município, agora é possível acessar mapas atualizados e detalhados que facilitam a gestão urbana, o planejamento territorial e a preservação do patrimônio histórico.

Nesta sexta-feira (07), ocorreu a cerimônia de lançamento do WEBGIS da Prefeitura de Ouro Preto, um passo importante para a modernização da gestão municipal, que promove fácil acesso, precisão e qualidade de resolução de mapas cartográficos. Essa plataforma, promete encurtar distâncias e promover integração entre os cidadãos e a administração pública.

A plataforma de cartografia digital é a ferramenta online de disponibilização dos mapas digitais do município que estão sendo construídos no processo de revisão do Plano Diretor e legislação complementar. Essa cartografia passa a ser oficial do município e será gerida pelo Grupo de Trabalho da IDE-OP (Infraestrutura de Dados Espaciais de Ouro Preto). A Infraestrutura de Dados Espaciais foi criada pelo Decreto nº. 8279/2024 e seus membros nomeados pelo Decreto nº. 8338/2024; tem como base normativa a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

A plataforma pode ser acessada pela internet, no computador ou celular, no endereço webgis.ouropreto.mg.gov.br. Possui ferramentas simples de edição, como dimensionamento de distâncias e áreas, desenho de pontos, linhas, polígonos e círculos, além das informações já previstas no mapa.

Durante o evento de lançamento, autoridades locais destacaram como o WEBGIS permitirá uma melhor visualização e análise de informações territoriais, beneficiando não apenas os gestores públicos, mas também cidadãos, pesquisadores e profissionais das áreas de engenharia e arquitetura. Essa plataforma também representa um recurso valioso para a defesa civil em situações de risco, pois possibilita uma análise mais precisa das áreas vulneráveis.

“O acesso ao WEBGIS (ou SIGWEB – Sistema Informações Geográficas virtual) significa a população acessando remotamente, em tempo real, as informações territoriais do município, como o zoneamento de um terreno, a localização no mapa de equipamentos comunitários como postos de saúde e escolas, os polígonos das Unidades de Conservação de Ouro Preto, as principais vias e hidrografia, as áreas de risco do município, entre tantas outras informações possíveis de serem acessadas e ainda inseridas na plataforma” destacou Camila Sardinha Cecconello,  secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

A nova plataforma digital proporciona acesso facilitado a mapas interativos e dados geoespaciais atualizados, essenciais para o planejamento urbano, a gestão ambiental e a manutenção da antiga Vila Rica. Alinhando um passado histórico de riqueza cultural e arquitetônica com as tecnologias inovadoras do presente, Ouro Preto fortalece sua posição como um exemplo de harmonia entre tradição e modernidade. Com esta inovação, Ouro Preto dá um passo significativo rumo a um futuro mais inteligente, sustentável, participativo e seguro !

 

Texto: Lara Eliza / Revisão: Victor Stutz


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.