Notícia publicada em 20/05/2024
por Jeane Silva
Todos os dias, eles estão ao nosso redor, fazendo o bem ao limpar com tanta dedicação o nosso município. Maria Benedita, gari e integrante da equipe de varrição de Ouro Preto, garante que “ser gari significa fazer com amor aquilo a que fomos destinados.”
Nesta quinta, 16, Dia do Gari, o padre Adilson Luiz celebrou uma Missa de Ação de Graças na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Foi realizada também uma confraternização no Auditório da Prefeitura com os heróis da limpeza, contando com a presença do Prefeito Angelo Oswaldo, que expressou sua gratidão por todo empenho prestado a Ouro Preto e à relevância do serviço para nossa comunidade. “Hoje é uma data muito especial, pois o gari representa o bem-estar da nossa casa comum, nossa grande morada que é a cidade.”, disse o prefeito. E, para finalizar, no período da tarde, ocorreu um café e outras homenagens na empresa Quantum.
Na ocasião, também estavam presentes membros da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras, que prepararam uma série de atividades para esses profissionais. Segundo Rodrigo Bibiano, diretor do Departamento de Limpeza Urbana, são aproximadamente 250 garis, homens e mulheres que, por meio de seus trabalhos, atuam em prol do nosso coletivo. Vinícius Morais, que trabalha na capina, lembrou que “o gari representa um município limpo e tem compromisso diário com os cidadãos.”
Maria das Graças, a Filhinha, chefe da Educação Ambiental, destacou a importância de cada um fazer sua parte: “Cada cidadão deve colocar os rejeitos embalados, no horário correto do caminhão passar e, em nenhuma hipótese, jogar lixo nas ruas”, disse. Essas e outras atitudes fazem a diferença!
Viva os Garis!
Texto: Bernardo Marotta/ Revisão: Victor Stutz