Capacitação em massoterapia empodera mulheres em Ouro Preto

Com carga horária total de 40h, o curso tem nível internacional

Notícia publicada em 08/05/2024

Imagem: Juliana Rodrigues

Com o objetivo de capacitar mulheres e cobrir uma demanda do mercado de trabalho na área de saúde e bem-estar, a empresa SPA do Ouro, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promove o curso, em nível internacional, de massoterapia. Ou seja, técnicas baseadas na “deep tissue”, uma massagem mais profunda e conhecida na Europa e nos Estados Unidos, além do Shiatsu, que vem da cultura japonesa, e  Reflexologia, da cultura alemã.

As aulas são conduzidas pela naturóloga e idealizadora do SPA do Ouro, Brisa Almeida Gonçalves, que possui 15 anos de experiência em SPAs e hotéis. Ela explica que os ensinamentos se concentram em massoterapia, aromaterapia e fitoterapia com metodologia para hotelaria de luxo: “Não existe profissional como esse na região, sendo um padrão de alto nível de atendimento exclusivo, personalizado e de técnicas refinadas”, disse Brisa.

A iniciativa já está em sua segunda turma, contempla 5 mulheres, entre elas a Camila Passos: “a minha expectativa é ter uma profissão, por isso estou buscando esse conhecimento”, declarou Camila.

A carga horária total do curso é de 40h, sendo 30h teórica e 10h práticas. As aulas abordam, entre outros temas, anatomia, psicologia da massagem, como levar o cliente a ter uma melhora na qualidade de vida, reflexologia, shiatsu, relaxante desportiva, e possibilitam que os profissionais façam parcerias tanto com o SPA do Ouro, como também possam empreender.

A seleção das alunas foi realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Cristóvão, com base em residentes referenciadas pela unidade socioassistencial e pelo critério de estarem fora do mercado de trabalho formal.

Brisa falou mais detalhes desta oportunidade, que exige disponibilidade de tempo e a vontade de trabalhar com o cuidado do outro. “As nossas mãos são a extensão do coração. Eu percebo que a massoterapia que empodera mulheres depende do momento da mulher, por exemplo, em uma transição de carreira, já tivemos aluna formada em administração, que abriu um comércio, fez uma pausa e hoje ela é uma das principais massoterapeutas”, contou Brisa.

O SPA do Ouro  é inspirado em empresas B, ou seja, que não visam apenas o lucro, mas que fazem bem para o mundo, sobretudo com impacto social para as mulheres.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Greiza Tavares