prefeitura municipal de ouro preto


Educação ambiental além das salas de aula: água como sinônimo de vida!


Estudantes das Escolas Municipais visitam a ETA Itacolomi; a ação faz parte do do programa Jovens Mineiros Sustentáveis

Notícia publicada em 03/05/2024
por Nízea Coelho


Imagem: Bernardo Marotta

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, proporcionou aos alunos das Escolas Municipais Alfredo Baeta, Hélio Homem e Padre Carmélio uma visita técnica, nesta semana, à Estação de Tratamento de Água (ETA) Itacolomi, com o objetivo de incentivar e educar sobre o uso mais consciente da água, com práticas envolvendo a cidadania ambiental.

No espaço, as seis turmas participantes, nos dias 30 de março, 02 e 03 de abril, foram acompanhadas por professores, técnicos e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Saneouro. Durante a visita, os jovens puderam ser introduzidos aos processos e métodos para garantir a água potável em nosso Município e aprenderam sobre a necessidade de seu tratamento para a saúde dos cidadãos.

Segundo Lúcia Ribeiro, professora da Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria, a importância desta ação e do programa para os alunos é muito grande. “A água daqui a algum tempo vai faltar, se a gente não economizar. Então precisamos levar os alunos a lugares como este para que tenham mais consciência ambiental diante do próximo”, destacou a professora.

Além disso, os alunos foram sensibilizados sobre a necessidade de preservação desta riqueza natural para as futuras gerações e para o planeta. Rian Lucas, tem 10 anos, é estudante da Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria e disse: “Eu achei muito legal, gostei muito da parte em que a moça fez uma química. Aprendi que não podemos desperdiçar e precisamos economizar, pois outras pessoas precisam usar”, ressaltou o aluno.

E por meio do conhecimento adquirido, os estudantes retornaram para suas casas e escolas mais conscientes e prontos para compartilhar sua mensagem em prol da sustentabilidade. Afinal, sem água, não temos vida. Portanto, economize você também!

 

Texto: Bernardo Marotta / Revisão: Greiza Tavarez

Álbum de fotos


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.