8º Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce acontece no Paço da Misericórdia em Ouro Preto

O CBH-Doce alcançou em 2024 destaque nacional ao ser o primeiro comitê do país a implementar os cinco instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos

Notícia publicada em 24/04/2024

Imagem: Peterson Bruschi

No dia 23 de abril, teve início em Ouro Preto o 8º Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O evento esta acontecendo no Paço da Misericórdia, é gratuito e aberto ao público.

O “Painel 1”, que aconteceu na parte na parte da manhã, teve como objetivo realçar para todos a revisão do PIRH-Doce (Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica do Rio Doce) e a elaboração do enquadramento que contem as metas a serem atingidas e os processos a serem executados visando o melhor desenvolvimento e sustentabilidade diante da qualidade das nossas águas.

No painel 02, que ocorreu na parte da tarde, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), representada pela Renata Maranhão, Superintendente Adjunto de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico abriu o painel falando sobre o que se entende como “educação ambiental”.  E ao longo do painel foram discutidas as ações de educação ambiental realizadas pelos comitês.

Um dos destaques do painel foi a apresentação do Plano e Programa de Educação Ambiental da Bacia do Rio Paraíba do Sul – PPEA CEIVAP que tem por objetivo consolidar a educação ambiental. Renata ainda destacou como os CBH devem ir até as escolas, mas também fez um chamamento para que as escolas acessem os materiais desenvolvidos pelo ANA.

Na noite, aconteceu abertura oficial do encontro, com destaque para a conquista do CBH-Doce, que em 2024 alcançou destaque nacional ao ser o primeiro comitê do país a implementar os cinco instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos, conforme estabelecido pela Lei Federal 9433/97, a Lei das Águas.

Na ocasião, Flamínio Guerra, presidente do CBH Doce, ressaltou o quanto essa conquista é importante e que o CBH está comprometido em levar adiante esse marco.

Entre os presentes estavam: Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, André Marques, diretor presidente da entidade delegatária de água na bacia - AGEDOCE, Renata Maranhão, superintende adjunta de apoio sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos, Marcelo Fonseca, diretor do Instituto Mineiro de Gestão de Águas - IGAM e representantes dos comitês que compõem o CBH Doce.

Confira a programação do último dia do evento:

Dia 25 de abril de 2024

9h às 10h15 - Painel 06 – PRA Produzir Sustentável – IEF