Ouro Preto celebra o Dia da Inconfidência com homenagens e reconhecimento

Vários projetos foram realizados durante a Semana da Inconfidência, relembrando nossa história e promovendo a cultura

Notícia publicada em 22/04/2024

Imagem: Peterson Bruschi

No coração de Minas Gerais, a cada ano, o dia 21 de abril é marcado por uma mistura de celebração e reflexão. O Dia da Inconfidência Mineira é uma ocasião especial que remonta aos eventos históricos que moldaram não apenas o destino da região, mas também os rumos da história do Brasil.

Em Ouro Preto, na celebração do Dia da Inconfidência, o Governo de Minas realizou a entrega da Medalha da Inconfidência às personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais, e também restituiu a memória de Bárbara Heliodora, poeta e heroína da Inconfidência Mineira.

Na Praça Tiradentes, com a presença dos Dragões da Inconfidência, do governador Romeu Zema, do prefeito Angelo Oswaldo e outras autoridades, o ato simbólico apresentou o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento de Tiradentes, uma salva de 21 tiros e a entrega dos despojos de Bárbara Heliodora ao Museu da Inconfidência.

Durante o seu discurso, o prefeito Angelo Oswaldo lembrou o verdadeiro significado da palavra liberdade, esclarecendo que não é um simples estado abstrato e, sim, a tradução da coragem com que os Inconfidentes buscaram minimizar suas angústias, em função do despotismo da era colonial. Angelo considerou que “a celebração da Inconfidência é uma espécie de vacina que Ouro Preto aplica a cada 21 de Abril, a fim de nos imunizar contra a epidemia dos diferentes vírus do fascismo”.

No Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), foram entregues 170 condecorações, separadas por: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência e Grande Colar, honraria concedida a chefes de Estado. O agraciado com o Grande Colar foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), sociólogo e escritor, que por motivos de saúde, não pôde comparecer à cerimônia.

O governador Romeu Zema manifestou reconhecimento às personalidades que contribuíram significativamente para o avanço do Estado de Minas em diversos setores, como por exemplo, tecnologia, culinária e cultura. E acrescentou: Estamos aqui nesta cerimônia não apenas para realizar uma homenagem formal, mas para reconhecer que brasileiros, por meio da criatividade, coragem e determinação, saíram de suas zonas de conforto e foram buscar soluções para o crescimento social e econômico.

Um dos destaques da cerimônia foi a homenagem à poeta Bárbara Heliodora, heroína da Inconfidência Mineira, que teve os seus despojos deixados no Panteão dos Inconfidentes, juntando-se aos demais partícipes daqueles atos fundadores da república brasileira.

Este ano, o evento recebeu o nome “Semana da Inconfidência em Conexões”, projeto realizado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e a Cemig, em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Tiradentes e a iniciativa privada. Os eventos aconteceram de 14 a 21 de abril.

Clique aqui e confira o discurso completo do prefeito Angelo Oswaldo na cerimônia.

Texto: Jeane Lourenço e Vanência Magela / Revisão: Victor Stutz

Álbum de fotos