Prefeitura adquire nova sede para a Associação da Terceira Idade de Ouro Preto

A conquista é a realização de um desejo antigo dos idosos associados, que poderão utilizar a casa, em regime de comodato, por 30 anos

Notícia publicada em 19/04/2024

Imagem: Peterson Bruschi

Na última quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Ouro Preto efetivou uma grande conquista para a Associação do Grupo da Terceira Idade de Ouro Preto (AGTI): a assinatura do Termo de Comodato para a cessão de um imóvel, localizado à Rua Simão Lacerda, 507, no bairro Saramenha, para tornar-se a nova sede da AGTI, a partir de agora.

Há cerca de 30 anos, a AGTI tentou realizar esse projeto, mas durante todo esse tempo não encontrou meios financeiros de efetivá-lo para ter uma sede própria. Percebendo a necessidade dos idosos e trabalhando na valorização e qualidade de vida dessas pessoas, a gestão municipal, representada pelo prefeito Angelo Oswaldo, e pela vice Regina Braga, conseguiu a cessão de um espaço amplo, seguro e bem localizado, para garantir as atividades do grupo, levando bem-estar aos frequentadores da Associação.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou a forma como a casa irá funcionar. “Vamos ter, nesse local, as atividades da AGTI e também da Secretaria de Desenvolvimento Social, integrando um grande centro de atenção aos idosos”, declarou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Edvaldo Rocha, explicou sobre a parceria e as atividades que serão desenvolvidas no espaço. “Será desenvolvido o projeto do Centro de Referência da Pessoa Idosa, em parceria com a Associação Grupo da Terceira Idade. Essa parceria nasceu dentro da necessidade da própria entidade, que precisava de uma sede pra desenvolver os seus trabalhos. Assim, irão desenvolver juntas, Prefeitura e a Associação da Terceira Idade, um projeto e política pública para a pessoa idosa, em um viés de prevenção, saúde e de prolongamento da própria vida”, afirmou o secretário.

Já a atual presidente da AGTI, Alice Marinho, afirmou que essa conquista representa uma vitória, pois há décadas o grupo vinha tentando ter um espaço e não conseguia. “Há mais de 30 anos, estamos batalhando para ter uma sede e não conseguíamos, mas agora, graças a Deus, nós conseguimos, então isso é tudo para nós”, comemorou a presidente.

A idealizadora da Associação, Denyse Mary Hamer, relembrou o começo da história do grupo, que evoluiu positivamente e, hoje, conta com cerca de 90 idosos. Ela relatou que a comunidade sempre procurou um espaço para realizar atividades, então ela decidiu abrir uma turma de musculação, em 1993, mas a procura foi tão grande que, no ano seguinte, ela decidiu iniciar o projeto da Associação. “Foi surpreendente porque eu trabalhei, durante 10 anos, com o projeto de uma turma, que começou com 33 alunos. Eu terminei esses 10 anos com 200 alunos, oferecendo 14 atividades. E é o que me enriqueceu profissional e pessoalmente. Para mim, é uma honra estar aqui hoje”, disse Denyse.

Também participaram do evento, a vice-prefeita Regina Braga, secretários e demais gestores municipais, vereadores, representantes de vários grupos de terceira idade de todo Município, familiares e amigos dos frequentadores da Associação e demais envolvidos no projeto.

Txto: Vanência Magela / Revisão: Greiza Tavares