Prefeitura de Ouro Preto realiza cerimônia de recebimento dos despojos da heroína da Inconfidência Mineira, Bárbara Heliodora

Notícia publicada em 17/04/2024

Imagem: Peterson Bruschi

Nesta terça-feira, 16 de abril, aconteceu a cerimônia de recebimento dos despojos da poeta e heroína da Inconfidência Mineira, Bárbara Heliodora. O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga; a vereadora Lílian França; o diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros; a primeira dama do Estado de Minas Gerais, esposa do vice-governador professor Mateus Simões, Christiana Renault; o presidente da FAOP, Jefferson da Fonseca; a diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, Gabriela Rangel, e o presidente da OAB/Ouro Preto, Robson Figueiredo, que também é membro da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo.

Gabriela Rangel recebeu a urna com a materialidade na porta da FAOP. Logo após, o recipiente foi levado para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, assegurado pelo batedor da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto. Chegando na Igreja, o prefeito Angelo Oswaldo acompanhou Gabriela para que a urna fosse entregue a Christiana Renault, primeira dama do Estado de Minas Gerais. No final do evento, os despojos foram colocados ao lado do altar, com as bandeiras de Minas Gerais, de Ouro Preto e de São Gonçalo do Sapucaí.

Angelo Oswaldo falou sobre a importância de Bárbara para a construção da história do Brasil. “Uma luz sobre a presença da mulher na Inconfidência Mineira, uma luz sobre a força da mulher na construção da história do Brasil, é o que representa a materialidade de Bárbara Heliodora no panteão dos Inconfidentes com os despojos trazidos de São Gonçalo do Sapucaí para Ouro Preto, uma mulher guerreira, resiliente, ativista que lutou, sonhou e sempre buscou a liberdade”, afirmou o prefeito.

Os despojos de Heliodora estavam em São Gonçalo do Sapucaí e foram removidos no último dia 6. A urna ficará exposta na igreja até o dia 21 de abril. A cerimônia dos despojos da poeta Bárbara Heliodora faz parte de um processo de reparação histórica muito importante para Ouro Preto. Além disso, a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto, que completa neste ano 274 anos de existência, realizou a deliberação pelo prior, onde autorizou o recebimento dos despojos da Bárbara Heliodora, também irmã Carmelita consagrada a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de São João Del Rei. O prior Afonso Rolim designou o irmão e também Presidente da OAB de Ouro Preto, Robson Figueiredo, para receber os despojos. No próximo domingo, durante as celebrações de 21 de abril, os despojos serão levados para o Panteão dos Inconfidentes no Museu da Inconfidência.

Também estiveram presentes na cerimônia o chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni; o secretário de Saúde, Leandro Moreira; o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis; e a secretária Adjunta de Educação, Silvia Teixeira.

Texto: Sabrina Pereira / Revisão: Patrick Araújo