Saiba como identificar lojas falsas no Instagram

Notícia publicada em 26/02/2024
por Nízea Coelho


Com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do globo, o instagram é uma ótima ferramenta de negócios, são vários os empreendedores que utilizam da plataforma para divulgar e vender seus produtos. Mas não se engane! É preciso ficar atento na hora de realizar suas compras. Isso porque nos dias de hoje está cada vez mais comum o golpe das lojas e anúncios falsos dentro da plataforma. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, esse é um dos crimes cibernéticos de mais ocorrência nos últimos tempos.

Para evitar que caiam nesses golpes, o Procon de Ouro Preto preparou um passo a passo para que você, consumidor, saiba como se proteger das lojas falsas e saber identificar as lojas que não são confiáveis.

  1. Dentro do aplicativo Instagram, toque nos três pontinhos no canto superior direito da tela;
  2. Em seguida, selecione a opção "Sobre esta conta";
  3. Verifique a data de criação da conta e sempre desconfie de uma grande quantidade de mudança de nome em pouco tempo;
  4. Verifique os comentários das publicações. Uma prática muito comum das páginas falsas é limitar ou bloquear os comentários das publicações, para que as pessoas que foram lesadas não consigam alertar os demais;
  5. Desconfie de promoções muito vantajosas e preços baixos;
  6. Caso a loja possua um site, copie e cole o URL e pesquise a procedência no site "lojaconfiavel.com.br".

 

Essas foram algumas dicas para se prevenir, mas e se acontecer?

Como esse tipo de golpe pode proceder de diferentes formas, a primeira orientação é realizar o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Após isso, tendo as informações da suposta loja ou anúncio, o consumidor pode procurar o Procon da cidade. Em Ouro Preto, a instituição se localiza na Rua Diogo de Vasconcelos, nº 25-A, Pilar, e recebe a população das 12h até às 18h, sem necessidade de agendamento prévio. No distrito de Cachoeira do Campo, a instituição se localiza na Avenida Pedro Aleixo, Centro de Cachoeira do Campo, no Terminal Rodoviário, com o mesmo horário de funcionamento da sede.

 

Texto: Beatriz Costa / Revisão: Victor Stutz

Receba notícias da Prefeitura

×