Notícia publicada em 28/07/2017
por Nízea Coelho
A Secretaria de Cultura e Patrimônio começa na próxima semana o processo de restauração do Cruzeiro da Barra. Há mais de três anos, o monumento encontrava-se com os dois braços danificados e em estado de abandono. Para reverter a situação, foi proposto um orçamento a fim de contratarem profissionais que pudessem realizar os serviços de restauro. O contrato para prestação do serviço foi assinado hoje.
Segundo Zaqueu Astoni Moreira, secretário de Cultura e Patrimônio, o Cruzeiro da Barra tem uma grande representatividade para o município, pois naquele local ficava a Coluna Saldanha Marinho, primeiro monumento em homenagem aos Inconfidentes, que atualmente encontra-se instalada na Praça da Estação. Além disso, o cruzeiro é de autoria do professor Osmar Alves e Mestre José Raimundo Pereira (Mestre Juca), constituída pelo material cantaria, espécie de rocha bruta. “Diante desta importância histórica, era importante pensarmos em ações que pudessem revitalizar o local”, explica.
O mestre canteiro Edniz José Reis será o responsável pela restauração e reprodução das peças danificadas. Além disso, será realizada a limpeza, higienização e revitalização do Cruzeiro. Outra medida proposta pela Secretaria de Cultura e Patrimônio é o monitoramento junto à Policia Militar e Civil para que a atenção seja redobrada, evitando assim novos crimes de vandalismos contra o patrimônio público.
Zaqueu, complementa ao lembrar que nesta sexta-feira, dia 28 de julho, iniciará a Festa de Santa Cruz da Barra. O evento tem como objetivo resgatar a festividade do Cruzeiro da Barra e ao mesmo tempo simbolizar as ações de restauração. “Gostaria de agradecer os comerciantes do local pelo apoio prestado e à Silvania Correa da Silva, agente de proteção patrimonial, por ter ajudado nos trâmites administrativos” completa Zaqueu.
O evento será realizado na Barra, com entrada gratuita e aberta a toda comunidade. Confira a programação:
Dia 28 / Sexta-feira
20h – Show do Grupo Viola e Folia
22h – Show com Paquinha e Dionísio
Dia 29 / Sábado
19h – Procissão da Bandeira de Santa Cruz e cortejo com a Banda Bom Jesus de Matozinhos
21h – Retreta Sociedade Musical Bom Jesus de Matozinhos
21h30 – Show Banda Abalô
Dia 30 / Domingo
16h – Apresentação do Zé Pereira Mirim
18h – Apresentação da Quadrilha Pé Moleque
21h – Apresentação do Grupo Sereno