A Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 31 de julho

Notícia publicada em 01/06/2023

Na última segunda-feira (29), o Governo do Estado de Minas Gerais anunciou que a campanha de vacinação contra a influenza (gripe), com término previsto para o dia 31 de maio, foi prorrogada até 31 de julho. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde(SES-MG), somente 45,7% do público prioritário de Minas Gerais havia sido imunizado.

Em Ouro Preto, de acordo com os números da Secretaria Municipal de Saúde, 20.968 doses de vacina contra a gripe foram aplicadas, 66,47% do grupo prioritário foi imunizado.

A vacinação contra a gripe, além de contribuir para a redução da circulação dos vírus, é uma medida de prevenção importante da doença que pode provocar complicações graves ou até mesmo o óbito.

Inverno aumenta risco de doenças respiratórias

O início do inverno no próximo dia 21 de junho é motivo de atenção para as doenças respiratórias, principalmente, considerando as temperaturas já mais baixas no outono. O clima frio favorece a circulação de vírus causadores de infecções como a Covid-19, resfriados e gripes. A transmissão dessas doenças são mais frequentes nesta época do ano, também, por conta do confinamento e permanência de muitas pessoas em espaços fechados e/ou com pouca ventilação, como, por exemplo, em veículos de transporte público. A falta de higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel também facilita a transmissão do vírus.

A vacina contra a gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, diariamente, em seus horários de funcionamento. Tomando a vacina, você garante proteção para você e para as outras pessoas.

Texto: Marcelo Gonçalves / Revisão: Victor Stutz