Encontro de secretários municipais de Desenvolvimento Social é realizado em Conselheiro Lafaiete

Notícia publicada em 31/05/2023

Imagem: Alfredo Santos - Prefeitura de Ouro Branco

Na última sexta-feira, 26, o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, esteve em Conselheiro Lafaiete para o Fórum Regional de Desenvolvimento Social (FORDES), que contou com a participação do subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Artur Campos, e equipe.

O FORDES foi criado em abril de 2021, e realiza encontros bimestrais para captar investimentos e recursos para as necessidades comuns identificadas pelos gestores sociais dos municípios, territórios explorados por empresas mineradoras. Atualmente, nove municípios integram o grupo: Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Catas Altas e Itabirito.

O encontro teve início com as boas-vindas da presidente do FORDES, Bruna Stelamares, seguida por uma apresentação de Artur Campos e sua equipe, uma explanação sobre o mapeamento da pobreza em Minas Gerais, sobre a estrutura política, desafios locais, projetos e ações de formação e qualificação profissional para a juventude, tema predominante do debate.

“Nós precisamos de projetos que realmente tenham alcance, precisamos capacitar a população e, principalmente, os jovens. Esse é o nosso desafio, alinhar o desenvolvimento econômico para o público prioritário, que é o de vulnerabilidade”, destacou Artur Campos.

As políticas públicas de trabalho e renda para os jovens também foram abordadas pela presidente do FORDES: “Um dos projetos de Ouro Branco é a Casa da Juventude, uma política de inclusão e participação dos nossos jovens por meio de oficinas, preparação para o mercado de trabalho e apoio psicológico. É algo que tem tudo a ver com assistência e oportunidade para os jovens”.

No encontro, foram apresentadas ainda propostas para aproximar os municípios por meio de capacitação, trabalho e geração de renda. Também foi discutida uma parceria para execução do primeiro abrigo regional para mulheres vítimas de violência.

Além dos citados, ainda estiveram presentes no evento o gerente da Assistência Social, Luiz Gustavo de França, a diretora da Proteção Social Especial Média Complexidade, Viviane Gonçalves, a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Cláudia Martinha, e a estagiária em psicologia, Luana Maria Carneiro.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz