Notícia publicada em 18/05/2023
por Nathália Silva
Buscando acompanhar as evoluções digitais da atualidade, Ouro Preto dá um passo importante no campo da tecnologia telefônica com a implantação de um sistema de transmissão para transmitir o sinal 5G. Em breve, o sistema estará disponível para toda a população e, mais uma vez, o município avança em inovação e tecnologia na Região dos Inconfidentes.
Ontem, 17, foram assinados o Termo de Anuência e o Protocolo de Intenções que permitem a IHS Brasil implantar o sinal de internet 5G em Ouro Preto, pelo prefeito Angelo Oswaldo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, o procurador-geral do município Diogo Ribeiro e pelo CEO da IHS Brasil Michel Levy.
Angelo Oswaldo esclareceu que o estudo de implantação das torres para instalação do sistema 5G em Ouro Preto foi feito com a participação do IPHAN e da UFOP, com o intuito de não prejudicar a cidade. Além disso, Angelo ressaltou que essa era uma deficiência gravíssima para o desenvolvimento socioeconômico de Ouro Preto, do ponto de vista tecnológico na comunicação digital. “Nós avançamos agora com a tecnologia 5G, que é uma conquista da maior importância para o avanço da nossa cidade, sendo que, sem isso, nós estaríamos condenados a um ritmo moroso e completamente em descompasso com a atualidade nacional e internacional. Por isso, saímos na frente com a implantação do sistema 5G e isso representa uma grande revolução tecnológica em Ouro Preto”.
O CEO da IHS Brasil Michel Levy, explicou que a empresa assume a implantação do sistema em Ouro Preto com a responsabilidade de conciliar a tecnologia com o meio ambiente, com a paisagem histórica e ao mesmo tempo, construir uma solução que atenda o interesse da empresa, da população e do poder público. Levy explicou que é uma solução que permite uma implantação sustentável, ágil, respeitando o entorno e as características urbanas, em locais como parques e praças públicas, com menor impacto visual e, do ponto de vista técnico, com todas as funcionalidades de um equipamento tradicional, atendendo muito bem a necessidade de adensamento de rede das operadoras, que aumenta com a chegada do 5G.
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, destaca que, no Brasil, hoje, a internet 5G é uma das principais tecnologias para facilitar a vida das pessoas, das empresas, do serviço público e das instituições em geral: “A Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com Câmara, através de um projeto de lei do vereador Vantuir, saiu na frente regularizando a internet 5G e mostrando resultado. A notícia da Tim, que em breve o sinal estará disponível na cidade, demonstra a boa relação dos setores públicos e privados, garantindo sempre o melhor para a população”.
O responsável pelo projeto de lei é o vereador Vantuir Silva que afirma que o serviço é muito importante para a nossa cidade: “É com muita satisfação que recebemos a informação sobre a instalação da internet 5G, trazendo inovação na tecnologia para a nossa região, sendo Ouro Preto uma das primeiras cidades a ser contemplada. Além disso, peço que levem o 5G para os distritos e a comunidades rurais, contribuindo muito para o desenvolvimento do município nas áreas de saúde, educação e cultura”.
O diretor Regional da Operadora de Telefonia Tim, Daniel Oliveira, disse que as antenas a serem implantadas pela IHS vão viabilizar a ampliação do sinal da operadora em Ouro Preto e que, até o final do ano, a operadora vai instalar o 5G na cidade.
Sistema do 5G em Ouro Preto
Desenvolvida e implantada pela IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, a tecnologia de conectividade é camuflada em mobiliário urbano. São elementos integrados às características do ambiente, como os bancos de praça que acomodam em seu interior toda a infraestrutura de telecomunicação.
Uma solução que permite uma implantação sustentável, ágil, respeitando o entorno e as características urbanas, em locais como parques e praças públicas, com menor impacto visual e, do ponto de vista técnico, com todas as funcionalidades de um equipamento tradicional, atendendo muito bem a necessidade de adensamento de rede das operadoras, que aumenta com a chegada do 5G.
Esta inovação também ganha o formato de floreiras, estruturas que servem como um rack para abrigar equipamentos, cobertas por flores na parte de cima. Soluções que são complementadas por postes de rua cilíndricos, semelhantes a postes de iluminação, que guardam em seu próprio interior os equipamentos e acessórios necessários, gerando o mínimo de intervenção visual.
Também participaram do evento, a vice-prefeita Regina Braga, a vereadora Lilian França, o diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia do município, Kelson Douglas Martins, os secretários municipais de Saúde Leandro Moreira e a adjunta de saúde Isabela Guimarães e de Cultura e Turismo Flávio Malta.
Texto: Nathália Souza e Názia Pereira / Revisão: Victor Stutz