Santuário de Nossa Senhora da Conceição receberá novamente as principais celebrações da Semana Santa 2023

Após 9 anos fechado para restauração, a novidade deste ano é a volta dos ritos à Igreja Matriz do Antônio Dias

Notícia publicada em 23/03/2023
por Sabrina Pereira

Imagem: Sabrina Pereira

Na última quarta-feira, 22 de março, aconteceu uma coletiva de imprensa sobre a Semana Santa 2023, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O encontro teve o objetivo de divulgar a programação do evento, que neste ano ficou a cargo da paróquia do bairro Antônio Dias. Sendo assim, o Santuário receberá novamente as principais celebrações do evento, após 9 anos fechado para restauração.

Em entrevista, o  Padre Edmar José da Silva falou sobre as novidades preparadas para as celebrações deste ano.“A procissão vai sair da Igreja São Francisco de Assis, seguirá até a igreja do Pilar, voltará ao bairro Antônio Dias, terminando no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Outra novidade é que nós estamos entrando em contato com alguns grupos de serestas para  que eles possam tocar algumas músicas durante a confecção dos tapetes na madrugada de sábado para domingo da Ressurreição. É um mimo também para aqueles que estarão ali confeccionando os tapetes e se sentirão mais felizes e mais integrados na realização dos tapetes”, declarou o pároco.

O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, ressaltou a importância da Semana Santa para a Ouro Preto, oferecendo total apoio ao evento. “Às vezes eu me lembro do cheiro e do frio da semana santa. Essas são memórias que a gente cria desde a infância e que marcam a vida da gente, a Semana Santa é umas das celebrações mais importantes da cidade e tem total apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto”, disse o secretário.

A Semana Santa é um momento único para os cristãos devotos, um período de reflexão e oração. As celebrações envolvem diversos ritos, como missas solenes, procissões e a confecção de lindos tapetes de serragem pelas ruas da cidade. Toda a comunidade e os turistas estão convidadas a participar da montagem dos tapetes devocionais, que, neste ano, acontecerá na noite de Sábado de Aleluia, 08 de abril, a partir das 20h. Venha participar dessa tradição tricentenária!