Notícia publicada em 08/04/2022
por Nízea Coelho
Texto: Rodrigo Nassif
No dia 9 de abril de 1822, o príncipe regente do Reino Unido do Brasil, Dom Pedro II, anunciou ao povo de Vila Rica de Ouro Preto que os laços do despotismo não prevaleceriam sobre os anseios de liberdade e independência. Após 200 anos da visita à primeira capital de Minas Gerais, os descendentes do proclamador da república retornam a Vila Rica de Ouro Preto para celebrar um evento realizado na Escola de Minas, construída em 1875 a mando do monarca.
A cerimônia, aberta ao público, acontece neste sábado, às 10h, e é mediada pela Prefeitura de Ouro Preto. A festividade conta com a presença do prefeito Angelo Oswaldo e dos ilustres príncipes Dom João de Orleans e Bragança, João Philippe de Orleans e Bragança e da princesa Mia Isabel de Orleans e Bragança.
Além disso, a celebração também conta com a participação da Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto, professora Cláudia Aparecida Marliere de Lima, do diretor da Escola de Minas, o professor José Alberto Naves Cocota Junior, e de diversos parlamentares e autoridades de Ouro Preto e do Estado de Minas Gerais.
A celebração
A tradicional Ouro Preto, palco de diversos acontecimentos históricos, também foi o berço para a independência do Brasil. A visita de Dom Pedro II à cidade, em 1822, rendeu um discurso do então príncipe acerca da liberdade e independência que o povo solicitava. Assim, o futuro imperador foi recebido em festa e foi homenageado pelos cidadãos à época.