Parque Urbano das Candeias será entregue à população este ano

Construído pela Novelis, espaço será gerido pela Prefeitura de Ouro Preto e constituirá uma área de lazer e esportes

Notícia publicada em 20/01/2022
por Nathália Silva

Assinatura do Termo de Comodato entre Prefeitura e Novelis
Imagem: Neno Vianna

Texto colaboração: Assessoria de Comunicação da Novelis e Vanência Magela

A Prefeitura de Ouro Preto e a Novelis, acabam de assinar um contrato de comodato e promessa de doação do Parque Urbano das Candeias, antigo Lago do Azedo, no bairro Jardim Alvorada.

O espaço foi reabilitado ambientalmente, conforme exigência legal, e passa a constituir um verdadeiro legado da Novelis para o município de Ouro Preto. No total, são mais de 90 mil metros quadrados entre áreas verdes e construídas. As obras tiveram início em junho de 2021 com previsão de entrega primeira quinzena de maio.

O Prefeito Angelo Oswaldo falou desse novo espaço e o que ele proporcionará ao povo ouro-pretano. “O Parque das Candeias é mais uma área que se abre, na urbe de Ouro Preto para atividades de esporte, lazer, recreação, cultura, artes e entretenimento e a Prefeitura cuidará com muito carinho e empenho. Com a recuperação ambiental, nós passamos a ter uma área verde que também trará qualidade para o ar e para a vida de todos. A Candeia é uma árvore típica da Mata Atlântica, de Ouro Preto e está profundamente ligada à vida ouro-pretana, por isso esse nome ‘Parque Urbano das Candeias’, que traz uma nova dimensão para o espaço urbano da cidade”.

“Construímos o Parque como forma de agradecimento pelos anos em que operamos na cidade, mas também com o desejo de que os cidadãos possam contar com um espaço que irá lhes promover saúde e bem-estar”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

O espaço contará com as seguintes benfeitorias:

• Centro de vivência com sanitários externos para uso coletivo;

• Guarita/portaria;

• Estacionamento de veículos com 13 vagas;

• Três módulos sanitários com banheiros individuais;

• Playground;

• Academia ao ar livre;

• Quadra poliesportiva;

• Arena de areia;

• Campo de futebol Society;

• Pista de skate street com 200 m2;

• Ciclovia;

• Iluminação externa;

• Conjunto de fossa séptica e filtro anaeróbio e biodigestor na área da guarita; e três caixas d’água de 15.000 litros.

A Prefeitura assume a gestão e manutenção do Parque, assegurando o correto uso pela população de Ouro Preto em atividades de lazer, culturais, artísticas e sociais que serão discutidas com a comunidade para que sejam atendidas às necessidades dos ouro-pretanos.