Notícia publicada em 26/07/2021
por Nízea Coelho
Texto: Julia Adrielle
Em uma ação conjunta, a Prefeitura de Ouro Preto e a Gerdau estão definindo um programa de investimentos no distrito de Miguel Burnier. Na última quinta, 22 de julho, foi apresentado aos gestores municipais o escopo do projeto de revitalização e urbanização, realizado pelas arquitetas Cristina Cairo e Priscila Fernandes.
O prefeito Angelo Oswaldo afirma que este projeto irá promover o resgate da área urbana de Miguel Burnier, da possibilidade da população viver com boa qualidade e atuar nas mais variadas direções de um polo urbano vivo. “Em todas as direções serão realizadas obras importantes, desde a restauração do patrimônio edificado, como a Igreja dos Sagrados Corações, uma das mais bonitas do acervo ouro-pretano, e a antiga Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora de Calastróis, até intervenções em espaços públicos e outras iniciativas que vão definir uma nova vitalidade no quadro de Miguel Burnier.”
A vice-prefeita Regina Braga ressaltou que as melhorias ao distrito são uma forma de se fazer justiça na região de Miguel Burnier. “O projeto foi pensado para melhorar merecidamente o nosso querido distrito. Aos poucos estão chegando as boas notícias e a gente vem trabalhando muito para que isso aconteça.”
Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Patrimônio, reforçou que o projeto vai ao encontro dos anseios da comunidade e da gestão municipal. “Nós acompanharemos todo o trabalho, a revitalização dos núcleos urbanos, além dos bens culturais, será de grande valia, considerando que o nosso maior patrimônio é o nosso povo”.
As Secretarias de Cultura e Patrimônio e Agropecuária trabalharão juntas à comunidade: a Secretaria de Agropecuária oferecerá formação em cultivo de mel, com apoio da Gerdau, que possui um programa de valorização de apicultores, e a Secretaria de Cultura e Patrimônio realizará um projeto de intercâmbio entre os distritos para fomentar a produção cultural. “A ideia é criarmos um objeto artístico e artesanal que identifique a comunidade de Miguel Burnier. É um resgate da memória do local e uma preservação da dignidade dessa comunidade”, diz Margareth.
“Nós estamos muito entusiasmados, os projetos foram definidos, os arquitetos contratados, as obras começam dentro de pouco tempo à medida em que forem sendo finalizados os projetos e, de imediato, estaremos restaurando em uma parceria muito importante que envolve a Adop (Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto), as unidades básicas de saúde de Miguel Burnier e do Mota”, destacou o prefeito.
Estiveram presentes também na reunião a superintendente de Projetos e Edificações, Camila Sardinha, a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Nádia Lage, o secretário de Agropecuária, Fabrício Gonçalves, o gerente geral de Sustentabilidade da Gerdau, Francisco Lafetá, e o coordenador de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau, Bruno Castilho.