Ouro Preto vai revisar e revitalizar Plano de Mobilidade Urbana

por Wellington Silva

Apresentação do estudo do Plano de Mobilidade ao prefeito
Imagem: Neno Vianna

O prefeito Angelo Oswaldo tomou conhecimento na tarde da quinta-feira, 4, do plano de mobilidade urbana desenvolvido em Ouro Preto entre fevereiro de 2014 e março de 2016. O diagnóstico foi apresentado por Ricardo Mendanha, diretor presidente do Instituto Sustentável Rua Viva, empresa especializada no assunto.

Locomover-se em Ouro Preto não é tarefa fácil. O desafogamento do trânsito no centro e o investimento no transporte público, de acordo com a pesquisa, são pontos estratégicos para melhorar o deslocamento na cidade. Ricardo destaca a relevância do plano para o Município. “Ele contempla ações em diversos aspectos. Transporte coletivo, sistema viário, rodovias, acessibilidade, tratamento de calçadas, ciclovias. Ele pensa os problemas de mobilidade de Ouro Preto não só para o momento atual, mas para os próximos dez anos”.

O plano foi arquivado nas gestões anteriores e agora será revitalizado. “Estamos trazendo esse plano para fazer uma revisão rigorosa. Vamos atualizá-lo em vários pontos, priorizando a circulação de veículos e mobilidade urbana em Cachoeira do Campo - o desafio da Avenida Pedro Aleixo. Em Ouro Preto, vamos priorizar o eixo Barra-Bauxita, onde está concentrada a maior circulação de veículos e a maior concentração de passageiros no Município”, destaca o prefeito Angelo Oswaldo.

Está sendo criado um grupo para acompanhar a revisão. Será um trabalho conjunto de todas as Secretarias com apoio da Câmara Municipal. Titular da Defesa Social, o secretário Juscelino Gonçalves espera a efetivação do plano no menor tempo possível. ”A partir desse plano apresentado, que é um estudo preliminar, vamos verificar quais são as possibilidades eficientes, eficazes e economicamente viáveis para que possamos dar celeridade e respostas para que a locomoção seja facilitada”.

A realização do estudo é uma das etapas da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, de acordo com a exigência da lei federal nº 12.587 a qual obriga municípios com mais de 20 mil habitantes a planejar e facilitar o deslocamento de veículos e pedestres.

Estiveram presentes na apresentação do estudo, além do prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, os secretários de Governo, Felipe Guerra; da Casa Civil, Zaqueu Astoni; de Obras, Antônio Simões Neto; o procurador Geral do Município, Diogo dos Santos, e o  assessor Especial da Casa Civil, Evandro Xavier Gomes.