Guarda Municipal de Ouro Preto recebe infraestrutura de tecnologia para apoio em suas atividades

Notícia publicada em 30/07/2020
por Dalília Caetano

Imagem: Ane Souz

Utilizando-se de recursos tecnológicos, a Prefeitura de Ouro Preto tem desenvolvido ações que contribuem para desburocratização e melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. Cumprindo o projeto de modernização de fluxos e processos em todas as Pastas do Executivo, a equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Prefeitura está informatizando a Guarda Municipal de Ouro Preto através de um sistema de gestão de Boletim de Ocorrência (BO).

Isso significa que todo o trabalho que antes era feito manualmente com o uso de bloquinhos de papel agora passará a ser realizado com o auxílio de um tablet em cada viatura e de um aplicativo com o qual o agente da Guarda conseguirá fazer o registro de qualquer ocorrência no local em que ele estiver. “Essa ocorrência já chega diretamente ao banco de dados do sistema, onde ficará armazenada, sendo possível acessá-la a qualquer momento posteriormente pelas autoridades de segurança. Além disso, por meio dessa informatização, é possível saber em tempo real a localização de qualquer viatura ou agente que esteja a serviço da população, por exemplo”, explicou o gerente de TI da Prefeitura, Rafael Gomes.

Outra novidade proporcionada por essa informatização é a mudança do modelo do boletim de ocorrência, que agora seguirá uma padronização semelhante ao REDS - um documento destinado ao lançamento de ocorrências via web e já utilizado pelas demais instituições de segurança pública do Estado de Minas Gerais. Isso facilitará a inserção de uma ocorrência, que tenha sido registrada pela Guarda Municipal, pelos demais órgão estaduais de segurança em seu sistema, por exemplo.

Para o Comandante da Guarda de Ouro Preto, Jonathan Marotta, após a implementação do sistema informatizado haverá “uma integração de um modelo único de confecção dos Boletins de Ocorrência de todas os setores da Secretaria de Defesa Social. Isso trará mais eficiência e lisura ao nosso trabalho, além de permitir que as pessoas consultem suas demandas por meio do número do Boletim”, afirmou.

Ainda de acordo com o Comandante, seguindo o que determina o decreto Nº 5.718 publicado no mês passado, além do projeto de videomonitoramento das ruas e praças da cidade, estão sendo instaladas também câmeras de segurança em alguns prédios públicos da Prefeitura, como na antiga Fábrica de Tecidos (atual Hospital de Campanha) e na Upa Dom Orione. Isso facilitará o trabalho da Guarda na proteção do patrimônio público do município. Todas essas câmeras de vigilância serão monitoradas 24h pela Guarda no intuito de trazer mais segurança aos munícipes.