Upa Dom Orione de Ouro Preto conta com moderna infraestrutura de tecnologia da informação

Notícia publicada em 28/07/2020
por Dalília Caetano

Ouvir conteúdo

Consultórios, recepção  e demais ambientes informatizados  estão interligados pelo sistema.
Imagem: Ane Souz

Visando facilitar o trabalho e melhorar a comunicação entre os profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dom Orione, a equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Prefeitura de Ouro Preto implantou uma moderna infraestrutura de tecnologia da informação na Unidade, que contará agora com assinatura digital dos médicos. Com isso, o prontuário médico do paciente será preenchido eletronicamente, o que proporcionará mais segurança e agilidade no atendimento.

Por meio do sistema informatizado, os médicos e enfermeiros podem acompanhar o paciente com informações precisas sobre consultas, diagnósticos e exames anteriores. Dessa forma, além do atendimento ser realizado com maior praticidade, a utilização de papel também diminui, gerando uma economia de gastos e de espaço, uma vez que não há mais a necessidade de uma sala onde exista arquivos e prontuários.

 

Gestão de informações online

O gerente de TI da Prefeitura, Rafael Gomes, explica que a infraestrutura da Upa Dom Orione conta com o que há de melhor em relação à tecnologia, o que inclui um Data Center exclusivo para fazer a gestão de informações, que é interligado a toda a rede de saúde do município. Isso significa que “se um paciente for atendido na nova UPA e depois passar por uma consulta em um posto de saúde, por exemplo, as informações referentes ao seu atendimento já estarão disponíveis no sistema sendo possível ser acessado pelo médico que prestar o atendimento ao paciente em qualquer posto de saúde do município”, afirmou.

 

Chamada eletrônica dos pacientes

Outro grande benefício proporcionado pelo sistema informatizado é o fato de ele contribuir para melhorar a logística de distribuição dos pacientes atendidos entre médicos. Com a chamada eletrônica, aboliu-se o controle de ordem de atendimento por fichas de papel, assim, ficou mais fácil estabelecer a sequência de atendimento de acordo com a ordem de chegada, respeitando as prioridades e quadros dos pacientes. Isso resulta em melhor controle do tempo gasto no atendimento destinado a cada paciente, bem como o número de consultas realizadas por cada médico.

 

Assinatura digital dos médicos

Mais uma novidade que está sendo implantada é a assinatura digital dos médicos, que garantirá a segurança da informação, economia de papel e agilidade no processo de atendimento. Se o paciente precisar ser medicado na UPA, o pedido será enviado via sistema diretamente para a equipe de enfermagem, que consegue preparar e liberar a medicação para o paciente. Antes, na Unidade de atendimento do bairro São Cristóvão, todo esse processo era realizado manualmente, sendo necessário levar a prescrição até a farmácia e entregá-la ao enfermeiro para ele pudesse preparar a medicação. Com o novo processo é possível ganhar mais tempo e atuar com mais segurança.

 

Controle dos medicamentos e insumos

Por ser credenciada pelo Governo Federal, a Upa Dom Orione dispõe de recursos tecnológicos que permitem a execução de outros processos que podem ser realizados por meio do sistema, tais como:  a dispensação de medicamentos e controle de estoques e de insumos. Isso contribuirá para que ela se torne uma Unidade de referência no âmbito da tecnologia.

Alerta Meteorológico

Estado de atenção
 
  
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×