Upa Dom Orione de Ouro Preto registra mais 700 atendimentos em apenas 8 dias de funcionamento

Notícia publicada em 16/07/2020
por Dalília Caetano

A Unidade de Pronto Atendimento Dom Orione (UPA) registrou na última quarta-feira (15) um total de 732 atendimentos, sendo que destes 15 foram pacientes de outras cidades. Esses números revelam a qualidade e eficiência do trabalho que está sendo prestado pela equipe de profissionais que atuam no local.

Quem confirma isso é a Tacimara Rocha, moradora do bairro Pocinho, após sua primeira consulta. “Quero parabenizar a todos pelo excelente atendimento, pela impecável infraestrutura que vi aqui, pelo cuidado dos profissionais e, sobretudo, pela agilidade no atendimento. Tudo nota 10”, declarou.

Inaugurada no dia 03 de julho, a Upa Dom Orione funciona 24h e está instalada próxima ao hospital e ao trevo, em Saramenha, o que facilita o acesso para os moradores da sede e distritos, e para um possível deslocamento para Belo Horizonte em casos de emergência.  A fim de que os cidadãos possam chegar com mais rapidez e segurança à nova Unidade, um itinerário exclusivo de ônibus e táxis  lotação já está em atividade.

Devido ao fato de a nova UPA ser credenciada pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, o município passará a receber do Governo Federal e Estadual em torno de R$ 500 mil reais mensais para manutenção e custeio da unidade. Isso permitirá que o município tenha maior disponibilidade financeira para investir recursos em outras áreas da saúde.

De acordo com o secretário de saúde, Paulo Xavier, cerca de 40 novos funcionários foram contratados para atuar na Upa Dom Orione, totalizando  140 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e atendentes. O novo espaço conta também com atendimento odontológico de emergência. “Só se faz um serviço de qualidade com equipamentos de qualidade e profissionais de qualidade. As aparelhagens foram todas adquiridas novas. Teremos ainda um sistema integrado, tudo do que existe de mais moderno hoje nas estruturas de serviços de saúde do país”, afirmou.

Assim como todas as Unidades Básicas de Saúde de Ouro Preto, a Upa Dom Orione também conta com sistema de atendimento informatizado, o que contribui para aumentar a rapidez e dinamicidade do serviço prestado.