Prefeitura reforma Escola Juventina Drummond, no Morro Santana

Notícia publicada em 01/07/2020
por Wellington Silva

Reforma na Juventina Drummond.
Imagem: Ane Souz

A Prefeitura de Ouro Preto vai entregar mais uma escola reformada. A Escola Municipal Juventina Drummond está sendo beneficiada pelo Programa de Revitalização e Reforma de Unidades Escolares, instituído no início da administração para melhorar a infraestrutura e a qualidade do ensino no município. A unidade está passando por uma reforma total do telhado, ganhará novas portas e pintura de toda a estrutura.

Essa intervenção era aguardada com ansiedade por toda a comunidade escolar. “Detectamos vários problemas desde que assumimos a gestão em 2017. Telhados danificados, portas sem fechaduras, ausência de calhas dentre outras necessidades. Essa reforma vai garantir melhores condições a todos: professores, alunos, funcionários e à comunidade em geral. Nos conforta acompanhar esta obra e atestar as melhorias”, destaca a diretora Aparecida Correia Maia.

A Escola Municipal Professora Juventina Drummond tem no seu quadro 58 funcionários, atendendo a 507 alunos, sendo 240 no turno da manhã e 267 no turno da tarde. Com 15 salas, um laboratório de informática e uma biblioteca, ela está localizada na rua São Pedro, nº 20 no bairro Morro Santana.

Curiosidades

- Localizada próxima à capela de Nossa Senhora Sant’Ana, a atual Escola Municipal “Professora Juventina Drummond” foi inicialmente instalada em 02/02/1960, criada pelos decretos nº 49 de 21/11/1960 e nº 31 de 23/11/1960, finalmente oficializada em 03/12/1960, segundo um único histórico existente em seus arquivos de secretaria.

- A Escola recebeu esse nome em homenagem a Sra. Juventina Drummond pelo reconhecimento do seu trabalho como educadora.

- Filha de Virgílio de Barros Drummond e Maria Drummond, Juventina Drummond nasceu no dia 11 de janeiro de 1886, em Santana dos Ferros, distrito de Itabira, hoje, município já emancipado com o nome de Ferros. Faleceu no dia 08 de julho de 1956 em Ouro Preto e foi sepultada no cemitério da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

- Na área cultural, conta ainda com uma fanfarra musical, que leva o mesmo nome, com vasta participação em eventos cívico-culturais, não apenas do município de Ouro Preto, como também de outros dentro do território nacional.

- A filosofia da Escola é “Educar para a Vida”, buscando a formação dos seus alunos como cidadãos conscientes, criativos, participativos e críticos.