Conferência municipal sobre a revisão do Plano Diretor acontece no próximo sábado

Notícia publicada em 03/03/2020

“Juntos vamos planejar a Ouro Preto que queremos!”. Com esse objetivo a Prefeitura de Ouro Preto realiza no próximo sábado, dia 07 de março, a sétima Conferência da Cidade, para apresentar e debater questões sobre a elaboração da revisão do Plano Diretor do município. O encontro acontecerá no auditório São João Del Rei do Centro de Artes e Convenções da Ufop, de 8h às 19h.

Lideranças religiosas e comunitárias exaltam a importância da participação da comunidade.

Para Padre Marcelo Moreira Santiago, Reitor da Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, “é um momento importante para que possamos participar. Os poderes públicos e os setores representativos são partes nesse processo, mas a participação do cidadão é importante, para que o plano diretor da cidade possa responder aos anseios da sociedade e de seu povo”.

“A presença de todos os setores é importante, mas a do cidadão é imprescindível”, complementa o Pastor Renato, presidente do Conselho de pastores de Ouro Preto.

Sérgio Neves, presidente da Associação de moradores do bairro São Cristóvão, diz que “é hora da união de todos aqueles que têm interesse pelo bem da cidade de Ouro preto na busca da reorganização e planejamento das diretrizes do município”.

Para o presidente da Famop (Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto, Luiz Carlos Teixeira, “é a oportunidade para discutir o território de Ouro Preto, a Lei de Uso e Ocupação do solo e a habitação de interesse social. É importante que o cidadão leve suas reivindicações, pois é o momento de modificar a forma de políticas públicas em saúde, em meio ambiente, em saneamento básico. É hora de lutar pela cidade que queremos.”

Haverá explanação técnica, a cargo da Fundação Cristiano Otoni, empresa contratada, que apresentará uma proposta da revisão do plano, seguida de palavra livre para colher as opiniões da população.

O QUE É PLANO DIRETOR?

O plano diretor é uma lei municipal que organiza o crescimento e funcionamento da cidade. Em Ouro Preto, foi criado em 1996 e revisado em 2006.

COMO É FEITA A REVISÃO?

A revisão do Plano Diretor deve ser discutida com toda a sociedade antes de sua transformação em lei. Por isso a importância da participação popular na discussão dos problemas que a cidade enfrenta e na elaboração de propostas técnicas para solucionar estas questões.

A sétima Conferência da Cidade de Ouro Preto inicia o processo de participação popular na revisão do Plano Diretor e informa à população a dinâmica dos trabalhos.

Texto: Wellington Silva