Notícia publicada em 18/02/2020
por Victor Stutz
Situada no bairro Cabeças, em Ouro Preto, a Escola Municipal Alfredo Baeta está fazendo 100 anos. Ela foi inaugurada em 9 de novembro de 1920 e recebeu o nome de seu fundador, o doutor Alfredo Baeta Neves que, sete anos depois, enquanto ocupava o cargo de presidente da Câmara, doou à instituição de ensino o terreno para a construção de uma sede própria. Mesmo assim, a Escola funcionava em vários prédios para conseguir atender a demanda de alunos.
A construção original foi demolida em 1961, por ordem do secretário de Estado da Educação Ciro Maciel. No local, foi erguido o prédio novo, o mesmo que abriga as atividades da escola, no Bairro Cabeças (Rua Alvarenga, 400), até os dias de hoje.
Em 1962, por meio de um decreto, o grupo escolar recebeu a denominação de Escola Estadual, e em 1968, passou a funcionar em três turnos. Pela manhã e de tarde, atendia a criançada, com turmas do pré-escolar até a 4ª série do ensino fundamental. No período da noite, oferecia cursos de Suplência, garantindo acesso àqueles que, por algum motivo, não haviam concluído o ensino básico na idade adequada.
A Escola foi municipalizada em 1997 e atualmente atende alunos do 1º período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Para celebrar os 100 anos da Escola Municipal Alfredo Baeta, em 2020, a diretora, a professora Maria Regina Gonzaga, e a vice-diretora, a professora Ana Maria de Paula Gallisa, planejam realizar um amplo leque de atividade, que inclui desde atividades relacionadas ao histórico da entidade, da sua fundação aos tempos atuais, até a revitalização de seu acervo de documentos manuscritos: “Vamos fazer uma campanha para angariar fundos para promover benfeitorias importantes, como reformas, a aquisição de um parquinho e a construção de uma quadra para as crianças”, diz a diretora.
Maria Regina está empenhada em obter apoio também para a publicação de um livro comemorativo do centenário da Escola Alfredo Baeta. Empresas e pessoas (principalmente pais e ex-alunos) que desejarem ajudar podem fazer contato com ela pelo telefone (31) 3551 – 2731, ou pelo e-mail: alfredobaeta2009@hotmail.com