Ouro-pretanos marcam presença na inauguração do Centro de Eventos da Cidade

Notícia publicada em 06/08/2019
por Dalília Caetano

Desafio Brou foi o primeiro evento realizado no espaço.
Imagem: Ane Souz

“Chorei quando passei por aqui depois do trabalho e vi tudo isso arrumado. Toda minha família já trabalhou aqui. Só tenho a agradecer à Prefeitura por ter reavivado este lugar, que só nos traz boas lembranças”. Dona Sebastiana, moradora do bairro Caminho da Fábrica, se emocionou ao ver o espaço da antiga Fábrica de Tecidos de Ouro Preto completamente restaurado.

Após passar por um período de reforma, o imóvel da antiga Fábrica de Tecidos se tornou o novo Centro de Eventos da cidade. Com isso, Ouro Preto ganhou um novo espaço onde poderão ser realizadas diferentes atrações como shows, feiras, formaturas, festivais e outros. A transferência desses eventos para este novo espaço permitirá desafogar o Centro Histórico e estimulará a participação de toda a comunidade ouro-pretana, principalmente dos moradores das áreas próximas ao local.

Para comemorar essa importante conquista, foi realizada no último sábado (03) uma cerimônia de inauguração que contou com a participação do prefeito Júlio Pimenta, o vice Tico Miranda, equipe de secretários e vereadores. Centenas de ouro-pretanos também foram prestigiar o evento e aproveitaram para participar das diferentes atividades promovidas pelo Desafio Brou de Trail Run e Mountain Bike, um dos maiores eventos outdoor do Brasil, com cerca de 1.500 competidores.

O novo Centro de Eventos possui dois amplos galpões para eventos, workshops e shows, banheiros reformados e adaptados para pessoas com deficiência, além de um projeto bem sinalizado contra incêndio. O ouro-pretano João Benicio contou ter trabalhado na antiga Fábrica de Tecidos quando tinha apenas 15 anos de idade e se emocionou ao vê-la reformada. “O meu primeiro emprego foi nesta Fábrica, quando ainda era menor de idade. Hoje, ao ver esse lugar sendo bem aproveitado como está, é um imenso prazer. Nossa cidade precisava de um espaço como este onde toda comunidade pudesse se reunir para prestigiar os eventos. A prefeitura está de parabéns”, concluiu.

A cerimônia de inauguração contou também com a participação da Fanfarra da Escola Estadual Horácio Andrade que com muita afinação e maestria abrilhantou a solenidade. O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, elogiou toda a organização do evento e destacou a importância do Centro como meio de geração de emprego e renda para cidade. “O evento foi sensacional, uma vez que houve a significativa participação do povo de Ouro Preto. Essa Fábrica, que durante muito tempo gerou emprego para cidade, agora, por meio do Centro de Eventos, voltará a movimentar a economia do município. Isso é muito bom”, pontuou.

Tico Miranda, vice-prefeito de Ouro Preto, relembrou as dificuldades enfrentadas para conseguir resgatar o espaço e destacou a importância dessa conquista. “No início da nossa administração estivemos aqui visitando a Fábrica que estava abandonada. Conseguimos resgatar um importante Convênio junto ao Ministério do Turismo, o que nos possibilitou revitalizar esta área”, pontuou.

“Depois de muita luta conseguimos revitalizar este espaço. Daqui em diante o que nós desejamos é que toda população Ouro-pretana venha e desfrute dessa conquista que é de todos nós”, lembrou o prefeito Júlio Pimenta.