secretaria municipal de cultura e turismo

Carnaval 2026: Escolas de Samba de Ouro Preto definem ordem de desfile


Notícia publicada em 05/12/2025
por Patrick Silva


Imagem: Emily Santos

 

A Prefeitura de Ouro Preto auxiliou as escolas de samba da cidade na definição dos critérios para o desfile do Carnaval 2026. Os representantes das sete agremiações participantes se encontraram na quarta-feira (3), em uma reunião na Casa de Gonzaga, sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Foram estabelecidas as regras, a organização e a ordem do desfile.

 

O desfile das escolas de samba irá acontecer em fevereiro, no domingo (15) e na segunda-feira (16). De acordo com o sorteio realizado, a Escola de Samba Imperial de Ouro Preto, a Escola de Samba Mocidade Independente Princesa Isabel e a União Recreativa do Santa Cruz saem no primeiro dia, nesta ordem.

 

No segundo dia, ocorrem as apresentações dos Acadêmicos de São Cristóvão, da Escola de Samba Unidos do Padre Faria, da Escola de Samba Inconfidência Mineira (ESIM) e do Império do Morro Santana, nesta ordem.

 

Escolas de Samba

 

A tradição das escolas de samba começou em 1957, com a fundação da Escola de Samba Império do Morro Santana. Para maior integridade da competição, os desfiles serão avaliados por jurados independentes, sem qualquer vínculo com as escolas da cidade e/ou com a Prefeitura de Ouro Preto, garantindo a imparcialidade na apuração.

 

As agremiações concorrem a premiações em dinheiro, o que estimula ainda mais a criatividade e o empenho das comunidades envolvidas na produção dos desfiles. O Carnaval de Ouro Preto se mantém como um dos mais tradicionais de Minas Gerais, e as escolas de samba da cidade transformam a Praça Tiradentes em uma grande passarela do samba.

 

Revisão: Victor Stutz

Álbum de fotos