Notícia publicada em 16/09/2025
por Patrick Silva
Texto: Davi Saporetti / Revisão: Victor Stutz
A Prefeitura de Ouro Preto promoveu a oficina “O Patrimônio em Obras: A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, São Miguel e Almas”, como parte das celebrações em honra ao Bom Jesus. A capacitação foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, aconteceu no domingo (14) e reuniu devotos, estudantes e interessados no patrimônio local.
Ministrada pelo historiador da secretaria, Gustavo Ferreira, a atividade foi realizada na própria igreja, que é um dos marcos culturais e religiosos da cidade e está em processo de restauração. “No intervalo das missas festivas do Bom Jesus, a população pôde entrar na igreja, que já se encontrava fechada há mais de 10 anos”, contou o profissional.
A ação é uma contrapartida ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Históricas), do Governo Federal, e tem o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação e fortalecer o vínculo afetivo com o patrimônio histórico, artístico e religioso, ao apresentar as etapas, as técnicas e os desafios da obra.
“A comunidade pôde acompanhar os trabalhos realizados e revisitar memórias, fortalecendo laços com este bem. Foram atendidas mais de 300 pessoas de várias gerações, que se emocionaram ao ver o andamento da obra”, explicou Gustavo Ferreira. Durante a visita foi feita uma acolhida com uma contextualização histórica do templo religioso e da devoção aos santos patronos.
Os participantes também viram uma exposição dialogada sobre o processo de restauração, vivenciaram a dinâmica do “olhar patrimonial”, explorando os detalhes arquitetônicos e artísticos do espaço, e participaram de uma roda de conversa com restauradores, técnicos e representantes da comunidade. A iniciativa ampliou o conhecimento sobre as práticas de conservação e restauração, e engajou a população como parceira ativa na preservação do patrimônio cultural.
Após 10 anos de portas fechadas, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, São Miguel e Almas está em obras desde julho de 2024, após a Prefeitura de Ouro Preto captar recursos junto ao Governo Federal. A primeira fase, que inclui a restauração estrutural e a revitalização da área externa, será finalizada em janeiro de 2026. Outras duas fases também estão previstas: a restauração de elementos artísticos e o reforço do muro de contenção. O investimento total é de R$ 4 milhões.