secretaria municipal de cultura e turismo

Cachoeira do Campo celebra Festa de Nossa Senhora de Nazaré com Coroação Pontifícia



Programação religiosa e cultural segue até 10 de setembro no distrito ouro-pretano

Notícia publicada em 03/09/2025
por Patrick Silva


 

Texto: Bruno Willens\Revisão: Victor Stutz

 

O distrito de Cachoeira do Campo realiza a tradicional festa em homenagem à padroeira Nossa Senhora de Nazaré até quarta-feira (10), na praça Felipe dos Santos. Neste ano, a celebração ganha um significado histórico e especial: a imagem da santa, que possui mais de 300 anos, receberá a Coroação Pontifícia, concedida pelo Papa Leão XIV.

 

Além da programação religiosa, que inclui novena, missas e procissões, entre sexta-feira (5) e domingo (7), a festa também conta com apresentações musicais e barraquinhas. No dia de Nossa Senhora de Nazaré, segunda-feira (8), será realizada a Santa Missa festiva presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

 

Na ocasião, ele colocará a coroa sobre a imagem da Virgem de Nazaré, gesto que simboliza o reconhecimento oficial da Igreja à devoção secular do povo cachoeirense. Essa Coroação Pontifícia foi um pedido do pároco, padre Harley Lima, e da comunidade paroquial diretamente ao Vaticano, em Roma.

 

Fé e devoção

 

A Festa de Nossa Senhora de Nazaré é uma das mais antigas manifestações religiosas de Ouro Preto, celebrada desde o início do século XVIII. Para os fiéis, a escolha da santa como padroeira do distrito foi um sinal divino: segundo a tradição, a imagem, um dos maiores tesouros artísticos e espirituais, vinha de Portugal quando parou em Cachoeira do Campo, em 1719, e ali acabou permanecendo. Tal tradição oral, entendida pelos fiéis da região como um fato inexplicável, fortalece o sentimento de identidade e devoção da comunidade.

 

O que é Coroação Pontifícia?

 

A Coroação Pontifícia é uma cerimônia simbólica da Igreja Católica que reconhece oficialmente a devoção popular a uma imagem sagrada. Concedida pelo Papa por meio de decreto, ela representa um ato de honra e gratidão da Igreja, exaltando a maternidade divina de Maria e a fé cultivada ao longo dos séculos pelos fiéis. Assim, a celebração em Cachoeira do Campo não apenas reforça a tradição local, mas inscreve a devoção a Nossa Senhora de Nazaré em um marco histórico de reconhecimento universal.

 

Programação artística

 

Sexta-feira (5)

21h – Banda Astral

 

Sábado (6)

21h – Grupo Candonguêro

 

Domingo (7)

11h – Samuel Bittencourt
12h30 – Lucas e Wander
22h – Suellen Araújo

Álbum de fotos