Notícia publicada em 27/08/2025
por Marília Mesquita
Em exposição desde o dia 6 de agosto, na Casa de Gonzaga, localizada no Centro de Ouro Preto, a mostra “Arte Africana: Máscaras e Esculturas” já atraiu cerca de 3.500 visitantes em apenas 20 dias. Contemplaram as obras moradores da região e turistas, brasileiros e estrangeiros. A Prefeitura Municipal é uma apoiadora da produção.
A exposição é gratuita e apresenta 100 peças da Coleção África, reunidas ao longo de mais de duas décadas. Máscaras, esculturas e objetos de rituais revelam a pluralidade de expressões artísticas do continente africano. A curadoria é assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo da Silva e Danilo Garcia.
“A avaliação inicial da exposição é muito positiva, seja pela expressiva visitação já alcançada, mas principalmente pela descoberta, encantamento e impacto que as peças têm no público visitante. Além de proporcionar uma fascinante imersão na estética tradicional africana, a exposição estabelece um diálogo muito potente com a história, a arquitetura e a beleza de Ouro Preto”, ressaltou um dos curadores da produção, Tomas Alvim.
A diversidade de etnias representadas no acervo é o fio condutor da seleção de obras, ressaltando que a África não é uma realidade única, mas composta por múltiplas cosmovisões, tradições e formas de se relacionar com o sagrado e com a coletividade. A programação inclui ainda oficinas de arte-educação com escolas públicas, fortalecendo o caráter educativo e formativo da iniciativa.
Aberta à visitação até 19 de outubro, a mostra oferece uma oportunidade rara de mergulhar em expressões culturais que atravessam séculos e continuam ressoando na identidade brasileira. A mostra já passou por diversas capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.
Visitação
Arte Africana: Máscaras e Esculturas
Local: Casa de Gonzaga (Rua Cláudio Manoel, nº 61)
Período: 6 de agosto a 19 de outubro
Entrada gratuita
Texto: Jeane Polva
Revisão: Greiza Tavares