secretaria municipal de cultura e turismo

Ouro Preto participa da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais



A cidade foi representada pela Diretoria de Pesquisa e Difusão do Patrimônio Cultural (Propat), órgão inserido na Secretaria de Cultura e Turismo da cidade

Notícia publicada em 26/08/2025
por Patrick Silva


 

Texto: Davi Saporetti / Revisão: Victor Stutz

 

Ouro Preto integrou a programação da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que aconteceu na última semana. Por meio da Diretoria de Pesquisa e Difusão do Patrimônio Cultural (Propat), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foram promovidas duas atividades voltadas para a valorização da história do município.

 

Com o objetivo de refletir sobre como os nomes de lugares ajudam a compreender a trajetória da cidade e abrem caminhos para novas pesquisas, foi realizada a mesa-redonda “A toponímia ouro-pretana e os potenciais de pesquisa em seus arquivos históricos”, na terça-feira (19). A atividade contou com a presença de pesquisadoras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a mediação da servidora Helenice Afonso, do Arquivo Público Municipal.

 

Já na quinta-feira (21), estudantes da Escola Municipal Professora Juventina Drummond participaram da caminhada guiada “Expedição Jacubas: o arraial de Antônio Dias e o nome das coisas”. A ação proporcionou aos alunos uma imersão no bairro Antônio Dias, um dos mais tradicionais de Ouro Preto, explorando a toponímia local e sua relação com a memória e o patrimônio cultural da comunidade.

 

Sobre o evento


A 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). O evento mobiliza municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

 

Neste ano, o tema proposto foi “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”, destacando a importância dos nomes e das memórias que compõem a identidade dos territórios. A adesão de Ouro Preto reforça o compromisso da Prefeitura Municipal com a preservação, a pesquisa e a difusão da história da cidade, valorizando tanto o patrimônio material quanto o imaterial que constitui a identidade cultural dos munícipes.

 

 

 

Álbum de fotos